‘Desengonçado’ caça stealth turco TF-X aparece pronto na pista

Jato avançado de combate é desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries e guarda semelhanças com o F-22 Raptor, apesar das formas estranhas
O caça turco TF-X em sua aparição ao ar livre (TAI)

O ambicioso programa TF-X, do governo da Turquia, atingiu mais um marco nesta semana ao realizar os primeiros testes de taxiamento do inédito caça stealth desenvolvido pelo país. A aeronave de combate deve ser oficialmente apresentada neste fim de semana pela Turkish Aerospace Industries (TAI).

O primeiro protótipo do TF-X guarda muitas semelhanças com o F-22 Raptor, embora seja menor. No entanto, as imagens divulgadas pela agência da indústria de defesa turca revelam um caça de aparência disforme, com um cockpit volumoso e elevado, além da fuselagem e superfícies móveis de linhas retas, como se apenas um rascunho do projeto.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Apesar disso, o TF-X possui algumas características que sugerem que se trata de uma aeronave de combate com um grande potencial. Equipado com dois motores de origem desconhecida (as maiores apostas são no F110), o caça tem dutos de entrada de ar que escondem o primeiro estágio do fan, ao contrário do F-35.

O TF-X lembra bastante o F-22 por alguns ângulos (TAI)

Outro detalhe que chama a atenção é um sensor dianteiro acima do nariz, que pode abrigar um equipamento IRST (Sensor de Busca e Rastreamento Infravermelho). Há também outra saliência na parte inferior que envolveria um sistema de detecção EOTS (Sistema de Aquisição Eletro-óptico).

O TF-X tem sido desenvolvido há cerca de uma década pelo governo turco, que pretende estabelecer uma grande independência de fornecedores estrangeiros. O país, localizado na Europa e Ásia, tem mantido relações pouco previsíveis com o Ocidente, seus vizinhos do Oriente Médio e as potências nucleares Rússia e China.

Não se sabe quais motores são usados pelo TF-X, mas eles se assemelham aos F110 dos EUA (TAI)

Originalmente, a Força Aérea do país deveria ter recebido caças F-35, mas a compra de mísseis terra-ar russos S-400 motivou o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a retirar a Turquia do programa Joint Strike Fighter.

Ao mesmo tempo em que vende drones da Baykar para a Ucrânia, a Turquia também tem sido interlocutora dos russos. O presidente do país, Tayyip Erdogan, possui um canal direto com  Vladimir Putin. Não à toa, correm rumores de que a Rússia pode fornecer os motores do TF-X até que um turbofan local seja desenvolvido.

O protótipo do TF-X acima e o F-22 Raptor (Reprodução/USAF)

Em paralelo, o atual presidente americano, Joe Biden, pressiona o Congresso a autorizar a venda de um lote de caças F-16 na tentativa de manter a Turquia fora do radar de seus principais adversários. A Força Aérea de fato precisa de reforço já que o TF-X não deve entrar em serviço antes de 2030.

O protótipo deve ser apresentado oficialmente neste final de semana (TAI)

5 comments
  1. “Desengonçado” = despite do redator, aguarde desempenho pois F 35 pois ainda carece de ajustes.

  2. Apesar de fazer parte da otan ela não tão bem vista pela organização daqui a poucoa Grécia e a Turquia vão ser mata

  3. Oi Carlos, sim, desengonçado, desproporcional, é uma aeronave que carece de linhas harmoniosas. Signfica que é ruim? Não, e isso foi dito no artigo, afinal se beleza contasse em aviões militares o A-10 Thuderbolt e o F-117 seriam fracassos, não é mesmo? Abraços

  4. Examinando as poucas fotos da matéria aqui proposta, não vi nada de desarmonioso o suficiente que já não se via num F22.

Comments are closed.

Previous Post

JetSMART planeja compra da Ultra Air, da Colômbia

Next Post

Grife Hangar 33 compra raro Demoiselle, ultraleve criado por Santos Dumont

Related Posts