Cargueiro chinês Y-20 é visto com motor do jato comercial C919 da Comac

Motor turbofan CJ-1000A projetado pela AVIC é aposta do chineses para reduzir dependência de fornecedores do Ocidente
Cargueiro Y-20 de testes flagrado voando com o motor CJ-1000A

Um vídeo postado em redes sociais da China e depois compartilhado no Twitter chamou a atenção de entusiastas da aviação nesta semana. A filmagem mostra um cargueiro chinês Xian Y-20 Kunpeng configurado para testes de voo equipado com um motor diferente sob uma das asas. O local e a data em que o vídeo foi captado permanecem incógnitos. O propulsor, por outro lado, é conhecido.

Trata-se do turbofan CJ-1000A da AVIC Commercial Aircraft Engine Corporation (ACAE), que projeta o equipamento para o jato comercial chinês C919 da COMAC.

Está também foi a primeira vez que o quadrimotor da Xian foi flagrado sendo utilizado como plataforma aérea de testes de motor. Nas imagens, o novo motor da AVIC aparece instalado no pilone da estação nº 2 na asa esquerda do Y-20, que é o maior avião desenvolvido na China até hoje – o aparelho entrou em serviço com a força aérea chinesa em 2016.

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Acionado pela primeira vez em maio de 2018, o turbofan de alta razão CJ-1000A é preparado para gerar cerca 25.000 libras de empuxo. O motor nativo é projetado na China como uma alternativa ao CFM International Leap-1C, importado dos Estados Unidos, que é empregado atualmente no C919.

O desenvolvimento do CJ-1000A é uma prioridade da indústria aeronáutica chinesa, que busca reduzir – e quem sabe anular completamente – sua dependência de fornecedores do Ocidente.

Prioridade da indústria chinesa: o motor CJ-1000A é projetado para equipar o jato comercial C919 da Comac (Divulgação)

Ao contrário dos aviões militares produzidos na China, que têm um elevado nível de componentes produzidos localmente, o setor de aviação comercial do país ainda depende fortemente de itens importados, sobretudo motores e sistemas aviônicos.

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