Portugal sedia o primeiro encontro de operadores do Embraer C-390 Millennium

Evento Users Group C-390 é realizado na Base da Força Aérea Portuguesa em Beja, no sul do país
Primeiro encontro de operadores do C-390 é realizado na base aérea de Beja (FAP)

A Base Nº11 da Força Aérea Portuguesa (FAP), em Beja, é o palco do evento Users Group C-390, o primeiro encontro de operadores da aeronave multimissão C-390 Millennium da Embraer. A convenção, que começou ontem (28) e termina na sexta-feira (31), tem como objetivo o compartilhamento de conhecimentos sobre o novo avião militar fabricado no Brasil.

Participam da primeira edição do evento representantes das forças aéreas do Brasil, Hungria, Holanda e de Portugal, que são os primeiros clientes confirmados do C-390. Também estão presentes autoridades da Áustria e da República Tcheca, país que é um dos parceiros estratégicos no projeto da Embraer – a Argentina, outro parceiro do programa, não participa.

Durante os quatro dias do Users Group C-390, os participantes têm a oportunidade de conhecer a nova instalação na Base Aérea de Beja que foi preparada para receber o C-390, bem como assistir apresentações do avião.

O grande astro do evento é o primeiro C-390 destinado à FAP, que voou para Portugal no começo deste mês ainda com uma matrícula brasileira (PT-ZDK) – a aeronave ainda não foi oficialmente entregue ao país.

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KC-390 com pintura da Força Aérea Portuguesa; Lisboa encomendou cinco aeronaves (Embraer)

A força aérea de Portugal será o primeiro operador estrangeiro do C-390 – na versão KC-390, com capacidade para executar voos de reabastecimento aéreo. A compra de cinco aeronaves da Embraer foi anunciada por Lisboa em agosto de 2019. O negócio também inclui o fornecimento de um simulador de voo correspondente ao Millennium.

A FAP informou que irá receber seu primeiro KC-390 até o final deste ano. Atualmente, a aeronave portuguesa encontra-se em fase de certificações.

3 comments
  1. Aquele calço de madeira numa roda do trem do nariz me lembra o ocorrido com um avião Hércules C-130. Como o avião estava num declive muito acentuado, o trem girou e o avião começou a se deslocar pela pista. A partir dali, calços nas duas rodas.

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