Embraer KC-390 obtém o FOC, Certificado de Tipo Militar completo

Certificado emitido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (AFI) comprova a capacidade operacional completa da aeronave multimissão da FAB
Primeiro KC-390 com o selo FOC: certificado atesta a capacidade operacional completa do avião (Divulgação)

Depois de quase uma década em testes, a aeronave Embraer KC-390 Millennium finalmente está aprovada e preparada para cumprir todos os requisitos do projeto. A fabricante celebrou nesta segunda-feira (3), na sede em Gavião Peixoto (SP), o recebimento do Certificado de Tipo do avião militar, na versão FOC (Full Operational Capability/Capacidade Operacional Total).

O certificado FOC para o KC-390 foi emitido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (AFI), órgão vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Essa homologação atesta que o novo jato da Embraer atingiu a capacidade operacional completa de acordo com os requisitos do operador, nesse caso a FAB.

O KC-390 já tinha o Certificado de Tipo de ANAC, desde 2018. A homologação inicial da agência de aviação civil atestou a segurança operacional da aeronave, que podia voar pelo território brasileiro e liberava a Embraer para entregar o avião à FAB – o primeiro aparelho foi entregue em 2019.

Mas ainda faltava a certificação completa dos requisitos da FAB, o “selo FOC” que comprova as capacidades do avião para o serviço pesado. Fora isso, é um marco que destaca o produto no mercado militar, como mencionou Bosco da Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança, em entrevista exclusiva ao AIRWAY.

“Com o certificado operacional completo, o KC-390 faz parte de um seleto grupo de aeronaves que atingiu a fase final de certificação. Imaginamos que o selo da FOC venha a ajudar ainda mais na materialização das exportações do KC-390 ao redor do mundo”, disse Bosco.

A Embraer construiu uma pista de terra em Gavião Peixoto para testar o KC-390 (Embraer)

Multimissão e pronto para a ação

Como acompanhamos nos últimos anos, o KC-390 passou por uma série de testes. Em cada uma dessas provas bem-sucedidas, a Embraer e a FAB marcavam mais um requisito na lista de multimissões do certificado de Capacidade Operacional Total.

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O avião participou de lançamentos de soldados paraquedistas e cargas em voo, fez ensaios de reabastecimento aéreo, transportou veículos pesados, testou o novo mecanismo de combate a incêndios, entre outras provas.

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De acordo com a Embraer, o processo para obter a FOC consumiu mais de 3.400 horas de voo em testes com os protótipos do KC-390 em diferentes condições operacionais.

“A FOC certifica a plataforma básica do KC-390 da Força Aérea Brasileira. Ou seja, ela certifica o avião multimissão, todas as missões para as quais ele foi feito para operar”, contou o CEO da Embraer Defesa e Segurança.

Multimissão: o FOC comprova as capacidades do KC-390 (Embraer)

Reconhecida como um certificado militar, a FOC do KC-390 no Brasil abre o caminho para a homologação da aeronave em outros países, explicou o CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Todos os países que por ventura comprarem o KC-390 tomarão crédito dessa certificação feita da plataforma básica.”

Além de comprovar as funcionalidades do KC-390 para as diferentes missões previstas no projeto original, o certificado FOC também é importante para estabelecer programas de treinamento e manutenção para o avião. Esse processo de certificação é iniciado durante o desenvolvimento da aeronave e continua quando os primeiros aparelhos são entregues ao operador.

Gigante brasileiro

O Embraer KC-390 é o maior avião desenvolvido na América Latina, com peso máximo de decolagem de até 81 toneladas – embora não seja o com maior comprimento, título que pertence ao jato comercial E195-E2.

O avião militar da Embraer foi projetado para atender os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira e substituir a frota de turboélices Lockheed C-130 Hercules, que voam no Brasil desde 1964.

O KC-390 pode reabastecer aeronaves em voo, incluindo outro KC-390 (Divulgação)

Com a proposta de substituir os Hercules, o bimotor a jato KC-390 foi desenvolvido para cumprir as mesmas funções do antigo turboélice fabricado nos Estados Unidos, mas com praticamente o dobro da velocidade (até 850 km/h) e mais carga, com capacidade máxima de 26 toneladas (6 t a mais que o Hercules).

De acordo com a Embraer, a frota atual de cinco aeronaves KC-390 da FAB já acumula mais de 8.200 horas de voo e disponibilidade operacional de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%. Traduzindo dos números para as palavras, é um equipamento de elevada prontidão e confiabilidade.

Além dos pedidos de 19 aviões da FAB, o avião militar da Embraer foi encomendado pelas forças aéreas de Portugal (cinco aeronaves) e Hungria (dois aviões). O KC-390 também foi selecionado pela Holanda, que planeja a compra de cinco aeronaves. Quem será o próximo?

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