Aeromot vai fabricar o bimotor Diamond DA62 no Guaíba (RS) a partir de 2024

Grupo empresarial especializado em serviços aeronáuticos, Aeromot prepara centro de montagem de aviões da Diamond Aircraft na região metropolitana de Porto Alegre
Cada motor do DA62 gera 180 hp, com querosene ou diesel (Divulgação)
Fábrica da Aeromot no Guaíba vai produzir o bimotor DA62 da Diamond Aircraft (Divulgação)

Anunciada no ano passado, a fábrica da Aeromot no município de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), deve iniciar as atividades a partir de 2024, de acordo com o presidente da empresa, Guilherme Cunha.

“Esta unidade irá tornar o Rio Grande do Sul referência no Brasil, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o Estado e para Guaíba”, disse Cunha, em reunião com o governador do Rio de Grande do Sul, Eduardo Leite, na segunda-feira (3).

Em junho de 2022, o governo do RS, ainda na administração de Ranolfo, assinou um protocolo de intenções com a Aeromot para a construção de um centro de montagem de aviões próximo a capital gaúcha. Segundo a empresa, a unidade industrial está orçada em R$ 300 milhões. A fábrica será erguida no Guaíba numa área de 250 hectares, que foi cedida pelo Estado.

“Este é um projeto estratégico para o Estado. As reuniões anteriores foram conduzidas pelo governador Ranolfo. Então, eu fiz questão de convidar a Aeromot para me inteirar de todos os detalhes”, disse o governador. “Estamos à disposição. Queremos garantir que tudo saia perfeitamente. A empresa pode contar com o nosso apoio.”

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo o presidente da Aeromot, as obras da fábrica devem começar no início de 2024 e terminar no mesmo ano, a tempo de concluir a primeira aeronave no local. Conforme apurou o AIRWAY, o avião que a empresa planeja produzir no Guaíba é o bimotor DA62 da Diamont Aircraft, marca austríaca que é representada no Brasil pelo grupo gaúcho.

Empresa mais antiga que a Embraer

A Aeromot é o representante oficial da Diamond Aicraft no Brasil (Aeromot)

Fundada em 1967 (dois anos antes da Embraer), a Aeromot Aeronaves e Motores, sediada em Porto Alegre (RS), é um grupo empresarial brasileiro especializado em serviços aeronáuticos. No passado, a empresa também atuou como fabricante de aviões, com destaque para o motoplanador AMT-100 Ximango e o monomotor de instrução AMT-600 Guri.

Atualmente, os principais negócios da Aeromot são serviços de manutenção aeronáutica, desenvolvimento de projetos de integração de sistemas e fabricação de peças. A empresa também é o representante exclusivo da fabricante austríaca Diamond Aircraft no mercado brasileiro.

Por deter capacidades e competências de grande interesse estratégico do país, a Aeromot está listada como uma empresa estratégica pelo Ministério da Defesa do Brasil.

O motoplanador Ximango é o produto mais conhecido da Aeromot; modelo foi produzido entre 1986 e 2007 (Aeromot)

1 comment

Comments are closed.

Previous Post

JetSmart inicia voo entre São Paulo e Santiago do Chile

Next Post
LATAM Boeing 7879

LATAM Airlines retoma voos para Melbourne, na Austrália

Related Posts