Airbus inicia produção de componentes do primeiro cargueiro A350F

Em primeiro corte de metal, Airbus iniciou a produção da caixa de asa central do novo cargueiro A350F
Projeção artística do Airbus A350F (Airbus)

Divisão recém-criada do grupo Airbus, a Airbus Atlantic iniciou nesta semana, na unidade em Nantes, na França, a produção dos primeiros componentes do novo cargueiro A350F. Esse marco na carreira de uma nova aeronave é conhecido como o “primeiro corte de metal”, embora o moderno jato europeu seja construído em grande parte com fibra de carbono.

Segundo o fabricante, o primeiro componente produzido para o A350F foi a caixa de asa central, estrutura que une as asas da aeronave. Comparado aos A350 de passageiros, a peça desenvolvida para o modelo de carga é reforçada, construída em alumínio-lítio, para suportar a tensão de cargas pesadas nas vigas do piso na cabine.

“Isso significa que a aeronave está se tornando realidade pouco tempo depois que o novo cargueiro foi oficialmente apresentado à indústria”, informou a Airbus, que lançou a variante cargueira do A350 XWB em novembro de 2021.

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Depois de concluída, a caixa de asa central será enviada de carreta para a instalação da Airbus Atlantic em Montoir-de-Bretagne e instalada na seção da fuselagem central. Posteriormente, a estrutura montada será transportada para a linha de produção final do A350, em Toulouse, a bordo um cargueiro Beluga.

A Air France Cargo é uma das empresas que encomendou o A350F (Airbus)

Projetado para transportar uma carga útil de 109 toneladas, o A350F tem sua entrada em serviço programada para meados de 2025. O avião da Airbus vai disputar o mercado de cargueiros de grande porte com Boeing 777-8F, que é esperado no mercado em 2027.

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Uma peculiaridade interessante sobre o A350F é sua fuselagem exclusiva. Ao contrário do concorrente da Boeing, que usará a plataforma do jato comercial 777-8, o A350 de carga não deriva das versões de passageiros do tipo. Com 70,8 metros de comprimento, o novo cargueiro da Airbus é maior que o A350-900 (que tem 66,8 m) e menor que o A350-1000 (73,7 m).

Até o momento, a Airbus acumula 35 pedidos pelo A350F, de companhias aéreas e empresas de leasing.

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