Embraer e Saab se unem para vender o C-390 Millennium à Força Aérea da Suécia

Empresas assinaram um Memorando de Entendimento da LAAD com objetivo de abrir novas frentes de negócio em conjunto
KC-390: Embraer e Saab querem oferecer a aeronave multimissão à Força Aérea da Suécia (FAB)

Parceiras no desenvolvimento e produção dos novos caças Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB), a Embraer e a Saab querem abrir novas frentes de atuação em conjunto. As duas empresas anunciaram nesta terça-feira (11) a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para fortalecer seus esforços de colaboração. O acordo foi celebrado no primeiro dia da feira de defesa e segurança LAAD, no Rio de Janeiro (RJ), que segue aberta até a quinta-feira (13).

O principal ponto do MoU entre as empresas aeroespaciais é a formação de uma parceria para posicionar a aeronave multimissão Embraer C-390 Millennium “como a solução preferencial” para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia. As duas fabricantes também pretendem avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab no avião militar da Embraer.

As empresas divulgaram que buscarão novas oportunidades para o caça Gripen no Brasil e na América Latina, se valendo das instalações de desenvolvimento e testes do novo caça localizadas na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). O MoU da Saab com a Embraer ainda prevê a condução de estudos técnicos para futuras aeronaves de caças. De acordo com a empresa sueca, este trabalho pode apoiar o crescimento do Gripen E até 2060 e outras necessidades eventuais dos jatos.

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“Nossas empresas têm trabalhado juntas para oferecer ao Brasil uma capacidade excepcional que vai durar décadas. Este Memorando de Entendimento é um passo importante e gratificante para o crescimento dessa cooperação em novas áreas. A parceria entre a Saab e a Embraer ultrapassa as fronteiras do Brasil e fortalece também as nossas conquistas de hoje”, disse o Presidente e CEO da Saab, Micael Johansson.

O caça F-39E Gripen e a aeronave multimissão KC-390 são atualmente os principais projetos da FAB (FAB)

“Saab e Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência de sua engenharia e seus produtos. Vejo este Memorando de Entendimento de maneira muito otimista. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais seus negócios em vários mercados ao redor do mundo trabalhando de maneira conjunta”, acrescentou Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.

C-390 para a Força Aérea da Suécia

A Força Aérea da Suécia vive o mesmo dilema pelo qual passou a Força Aérea Brasileira há alguns anos, quando decidiu pela substituição dos antigos turboélices Lockheed Martin C-130 Hercules.

Assim como no Brasil, os Hercules operados pelos suecos (cinco modelos C-130H) também estão próximos de serem desativados e logo precisão de um substituto. Considerando apenas a indústria ocidental, as únicas opções disponíveis na categoria de aeronaves multimissão de médio porte são o Hercules (e sua versão mais avançada, o C-130J Super Hercules) e o Embraer C-390 Millennium (KC-390 na FAB, devido a configuração para missões de reabastecimento aéreo).

Além da FAB, a Força Aérea Portuguesa também encomendou cinco exemplares do avião brasileiro para substituir seus velhos Hercules. Outro país que seguiu esse caminho foi a Holanda, que selecionou a aeronave da Embraer – mas ainda não assinou o contrato de compra. Mais um cliente confirmado do C-390 é a Força Aérea da Hungria.

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