Embraer diz que não terá mais jatos executivos adaptados como o Lineage

Fabricante admite desenvolver uma nova aeronave maior que o Praetor, mas projetado especificamente para o mercado corporativo
O Lineage 1000E: versão executiva do E190 (Embraer)

A Embraer reconheceu que pode lançar um jato executivo de maior porte a longo prazo, para ficar posicionado acima da linha de modelos Praetor, que levam até 12 passageiros.

Em entrevista a Flight Global, o CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano, afirmou que a empresa pretende em algum momento lançar uma aeronave acima da categoria de supermédios, onde está o Praetor 600.

No entanto, o executivo negou que esse hipotético jato executivo será derivado de uma aeronave comercial como ocorreu com o Lineage 1000E, que era baseado nos E-Jets.

“Vamos nos manter fiéis a uma aeronave de jato executivo projetada especificamente para os mercados em que atua”, disse Amalfitano, às vésperas da nova edição da EBACE, maior evento de aviação executiva do mundo , que ocorre na Suíça.

Legacy 650 (Air Hamburg)

A divisão executiva da fabricante brasileira tem desfrutado de um crescimento nas vendas e na receita financeira, acumulando uma carteira de pedidos de US$ 4,1 bilhões.

Somente o acordo com a NetJets, dos EUA, rendeu à Embraer um pedido de 250 jatos Praetor 500 – a empresa já voa com dezenas de Phenom 300.

Atualmente, a linha de produtos da Embraer inclui o Phenom 100EV, que atua no segmento de entrada, o Phenom 300E, considerado o mais bem sucedido da sua classe, e os médios Praetor 500 e Praetor 600, que substituíram os Legacy 450 e 500.

Praetor 500 com o esquema da NetJets (Embraer)

Portfólio na EBACE

A Embraer estreou no mercado executivo com uma adaptação do jato regional ERJ 145, o Legacy, que oferecia bastante espaço interno, porém, um desempenho inferior a modelos desenhados originalmente para a categoria.

Mais tarde, a fabricante brasileira decidiu oferecer um E-Jet executivo, na linha do que fazem Boeing e Airbus. Baseado no E190, nascia daí o Lineage 1000, com capacidade para levar 19 passageiros e alcande de cerca de 4.600 milhas náuticas (8.500 km).

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

As vendas do Lineage não teriam chegado a 30 aeronaves quando a Embraer anunciou a suspensão das vendas em 2020.

Enquanto ainda planeja seu futuro, a Embraer confirmou a participação dos jatos Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600 na EBACE 2023, que começa em 23 de maio em Genebra.

 

Previous Post

TAM: de empresa caipira à companhia aérea internacional – parte 2

Next Post

Militares do Peru conhecem e voam no Embraer KC-390 da Força Aérea Brasileira

Related Posts