China apresenta jato comercial para brigar com Airbus e Boeing

Comac C919, capaz de carregar até 174 passageiros, já tem mais de 500 encomendas na Ásia
O jato chinês COMAC C919 concorre com o Boeing 737 e o Airbus A320 (COMAC)
“Airbus da China”, COMAC investe no desenvolvimento de aviões elétricos (COMAC)
O jato chinês COMAC C919 vai concorrer com o Boeing 737 e o Airbus A320 (COMAC)
O jato chinês COMAC C919 vai concorrer com o Boeing 737 e o Airbus A320 (COMAC)

A Comac (Commercial Aircraft Corporation of China), fabricante de aeronaves estatal chinesa, apresentou nesta segunda-feira (2) o C919, a maior aeronave comercial já desenvolvida na China e que pretende concorrer como modelos similares da Airbus e Boeing.

O evento de apresentação da nova aeronave (roll-out) foi realizado nas instalações da Comac, próximo ao Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, e contou com a presença de 5.000 convidados.

O C919 é um jato de fuselagem estreita (“narrow-body”), bimotor e corredor único. Segundo a fabricante chinesa, a versão básica pode acomodar 158 passageiros divididos em duas classes ou 168 em classe única. A Comac ainda sugere uma configuração de “alta densidade”, com 174 assentos. Já o alcance do modelo padrão é 4.075 km ou 5.500 km na versão de alcance estendido “C919 All ECO”.

Apesar do esforço chines, os motores do C919 ainda são importados. O modelo recebeu um par de turbofans desenvolvido pela fabricante franco-americana CFM Internacional, uma joint-venture entre a GE Aviation e a Snecma. Com esse conjunto, a Comac espera que o avião alcance a velocidade de cruzeiro de 830 km/h.

C919 versus concorrentes do Ocidente

A aeronave chinesa tem medidas e peso muitos semelhantes aos do Boeing 737 e Airbus A320, modelos que dominam o nicho dos narrow-body. De acordo com a Comac, o C919 tem 38,9 metros de comprimento, 35,8 m de envergadura e pode decolar com peso máximo de 77 toneladas, praticamente igual ao A320.

Cada unidade do jato C919 é avaliada em cerca de US$ 68 milhões (COMAC)
Cada unidade do jato C919 é avaliada em cerca de US$ 68 milhões (COMAC)

O Boeing 737 supera o modelo chinês em porte e capacidade apenas na versão 800, que tem 39,5 metros de comprimento e pode decolar com até 79 toneladas.

O preço sugerido do C919 pela fabricante chinesa também é convidativo, especialmente quando comparado aos dos concorrentes ocidentais: o jato chinês é avaliado em US$ 68 milhões, enquanto o Boeing 737-800 tem preço inicial de US$ 72 milhões e o Airbus A320 a partir de US$ 97 milhões. Segundo a Comac, o modelo já tem 517 encomendas firmes de companhias aéreas chinesas (que também são estatais).

O presidente da Comac, Jim Zhuanglong, informou durante a apresentação do C919 que os primeiros testes em solo começarão em breve, e que o voo inaugural está programado para 2016.

Veja mais: China prepara jato comercial de grande porte

86 comments
  1. Se fizer avião de pequeno porte, será o fim da Embraer. Com a China ninguém concorre por causa do preço. E ainda tem gente que é contra a redução de impostos, e contra facilidade para empresas baseadas no Brasil.

  2. Quem tem coragem de viajar em um produto de fabricação chinesa e duvidosa?

    Certamente esse avião é produto de um processo denominado de maquilagem, processo este, cujos chineses são mestres. Não produzem nada; apenas copiam tudo, incluindo, evidentemente, a apropriação da mão de obra escrava.

    Bom voyage…

  3. Bonito o novo Embraer Chinês. Foi feito naquela fábrica que a Embraer abriu na china em sociedade com os chineses e depois fechou por falta de clientes?

  4. Nao vale a pena…a qualidade duvidosa da industria chinesa deixa a desejar…se fosse um relogio e ele estraga voce vai troca a pilha o arruma ele…agora com avioes…Meu Deus! Vai ser uma calamidade….e o preço nao compensa…se fosse uns 50 milhoes eu diria que sim ai seria um modelo comercial….mais por 2 milhoes a menos ?!? nao….ninguem do mundo ocidental vai comprar….agora…porque a pagina nao comenta sobre a Embraer ?? Temos as melhores opcoes e preços convidativos….faltou pesquisa na materia…

  5. Se. Jandre, a carga tributária na China é próxima da brasileira. A grande diferença se dá no cambio artificialmente desvalorizado e nos baixíssimos salários. Em media um trabalhador chinês ganha 3 vc vezes menos que o brasileiro. A China não é o modelo a se seguir por nós.

  6. meu Deus acuda e já guarde quem entrar nele tomará q em sã consicência não deixem isto entrar aki pelo chão ainda tem quem compra o carro dá problema mas vai pra oficina, mas pelo alto não tem mecânico q socorra é deus nos acuda mesmo

  7. 29 milhões de dólares mais barato que o 320 com mesmo peso de decolagem… Pelo o jeito vem briga séria entre os fabricantes envolvidos. Principalmente porque as Cias do mundo inteiro têm investido bastante no mercado de passagens Lowcost… Cabe agora acompanhar a segurança da aeronave (como bem brincou nosso amigo piloto dizendo que a MAY DAY Airlines será a primeira a comprar rsss. Fato é que para voar as fabricantes devem ser aprovadas em vários aspectos técnicos de segurança (ou pelo o menos deveria neh? Será que na China isso é levado a sério? Bem, essa já é outra estória…

  8. A embraer precisa focar em nichos especiais,agricolas,executivos,militares e de passageiros domesticos e para paises do terceiro bloco, mas bastou privatizar para ter sucesso.

  9. Seja muito bem-vindo.

    Chega de exclusividade EUA-Europa. A China é o verdadeiro motivo da crise de 2008 e agora atinge de forma contundente as empresas aéreas especializada nesse nicho de aviação.
    Acredito que se a Embraer, em parceria com a Rússia, poderia desenvolver um modelo competitivo para essa modalidade de aeronave.
    Vamos equilibrar o mercado internacional para dividir a riqueza.
    Detalhe, sou anticomunista.

    Marlos.

  10. Acho que não será problema tão grande para a Embraer, pois a Sukkoi já supria este distante mercado e será a mais prejudicada.

  11. Vocês não entendem nada de tecnologia. A China fábrica a décadas aviões de alto nível. Se o Brasil que é ridículo em tecnologia tem a EMBRAER, qual a dúvida de vocês sobre a tecnologia chinesa?
    A China é maior em tudo economia, tecnologia, costumes seus cacucarachas…

  12. Quem quiser vender lá tem que abrir a tecnologia. A Embraer só foi para lá para ser usada. Quantos aviões vendeu por lá? Alguem sabe?

  13. Só pode ser piada! Quem, em sã consciência vai comprar um avião chinês? E quem vai ter coragem de voar num avião “made in China”? Basta ver os carros chineses, cuja qualidade é abaixo da crítica, para ter uma idéia do risco que corre. Concorrer com a Boeing? Faz-me rir. E quem fornece a aviônica? As turbinas? Russos? Aí é chutar o pau da barraca.

  14. Nem que me pagasse andaria nesse avião chinês.Parece todo feito de plástico.Que os chineses tenham sorte e cuidem de suas cabeças.A qualquer momento poderá vir um avião!

  15. Vocês se lembram que alguns anos atras a Embraer abriu uma fabrica na China?? E teve como exigência, passar conhecimento e tecnologia aos engenheiros chineses, alem de contratar 70% da mão de obra deles? Na época eu que sou um simples brasileiro, imaginei que eles queria roubar o conhecimento da Embraer. Olha no que deu, em 2010 a Embraer por falta de encomendas fechou a fabrica na China e eles agora me aparecem com este avião prontinho. Tenho medo desta China!! Abra o olho Brasil!!!

  16. Se alguem aqui tem medo de voar nesse avião, porque é chines, então é melhor deixar de usar celulares, tenis, televisoes e tantos outros produtos, que apesar de ostentarem nome de grifes internacionais em 99,999% dos casos são fabricados na China ou
    tem componentes chineses na sua fabricação. A China está em mais de 80% dos produtos industrializados consumidos no mundo ocidental, seja com componentes ou com matéria prima.

  17. Se alguem aqui está receoso por ser fabricação chinesa, então é melhor mudar para Plutão, porque 99,99% dos produtos que ostentam grifes internacionais, sao made in China.
    Uma maioria de fabricantes de celulares, equipamentos eletronicos, roupas, sapatos, tenis e tantos outros produtos ou sao feitos na China, ou tem componentes feitos lá.
    A China pela sua completa infraestrutura e pela mão de obra barata é quase imbativel e a maioria das multinacionais está com fábricas no território chinês, ou usa componentes chineses em seus produtos.

  18. Primeiro eles importam e depois copiam. Mas se tiver a mesma qualidade dos carros chinesesm que ficar bem longe.

  19. O assunto é sério e me causa medo, afinal o empresariado de qualquer lugar do mundo quer comprar barato e vender ou explorar a preço absurdo, ai reside o cerne da ideologia capitalista. Basta olhar o exemplo dos carros de mesma origem por aqui, no início todos juravam que jamais comprariam, hoje as ruas estão lotadas de tais “tranqueiras”, que ainda não são acusadas de matar seus ocupantes porque no Brasil todo acidente tem que ser culpa do motorista para “livrar a cara” dos governos quanto a péssima condição das ruas e estradas. Temo e acredito que venha a ocorrer, um futuro no qual a maioria das aeronaves seja de fabricação chinesa, pois, quanto maior o valor agregado, pior a qualidade dos produtos de tal procedência e aviação é campo de tecnologia de ponta.

  20. Brasileiro só conhece porcarias da china por que querem comprar o mais barato. Saibam que existem produtos de ótima qualidade chinesa. Pena que os brasileiros pensam que são mais espertos que os outros e só compram porcarias da China. E infelizmente os altos impostos dificultam vender produtos de qualidade e preço elevado.
    Por que será que a China vende para o mundo todo?

  21. Já tive um tablet, um celular e um projetor, todos funcionaram bem por um tempo, depois pararam de funcionar do nada, estavam perfeitos e pararam simples assim.

  22. Eu acho que a China faz o melhor papel de embrulho do mundo. Eu ainda não acredito no conteúdo. Alguém poderia informar mais sobre o conteudo desse avião?

  23. NO BRASIL É PROIBIDO FABRICAR BARATO . POIS É NECESSÁRIO DESTINAR PARTE PARA UMA CAPITANIA HEREDITÁRIA : POLÍTICOS E O FONCIONÁRIO ( NÃO FUNCIONÁRIO ) , POIS SUA FUNÇÃO É ROUBAR

  24. Pelo menos o nome não ficou tão ruim como xing ling, ling long, yong jong. Enquanto a ser concorrente da Embraer, ta muito longe de alcançar a grandeza que a Embraer se tornou mundialmente.

  25. O que não entendo como a Embraer fui a China fazer um avião em conjunto mas depois o rompeu o acordo .

    Tudo indica que os chineses queriam obter a tecnologia que a Embraer dominava.

    Agora veja o resultado ! A China estava fazendo um avião para competir com a BOING.

  26. Será que vão durar pelo menos 1 ano, ou vai ser igual aos demais produtos ( vida util curtissima)….Tião.

  27. Jato comercial fabricado por uma estatal chinesa??? kkkkkkkkkkkkk
    Quero ver é quem vai voar nisso. Acho que só chinês mesmo e ainda com uma pistola apontada para a nuca.

  28. A Embraer, endividada como mencionado na mídia, e agora com essa chinesa, sendo a terceira via pra quem não queria as duas gigantes, perdeu muitos futuros clientes para o seu também futuro jato maior que os 190.

  29. Para um avião deste ganhar um selo da IATA, e depois todos os órgãos civis aeronáuticos vai ser muito difícil. Aviação Civil Comercial é muito, mas muito rígido as regras de voo e comercio. Sem dizer que haverá muita briga pela aceitação destes aviões por empresas já consagradas como a Boeing, Airbus, Bombardier e a própria Embraer que entrou no cenário há pouco tempo e pelas companhias aéreas. Este de fato não é um negócio da China.

  30. Os motores ainda não são genuinamente chineses. Mas eles chegarão lá. Quando é pra uso civil, EUA e Europa estão à postos. Para militar, a Rússia se faz presente como fornecedor. Pelo menos nos eletrônicos e – em alguns carros – os primeiros modelos prometiam evoluir. Será que vai ser o mesmo com os aviões? É preciso superar a desconfiança e ver – de preferência da terra – os primeiros aviões cruzarem os céus mostrando a força da indústria aeronáutica chinesa. Um país que envia homens ao espaço e se prepara para ir à Lua não pode gerar dúvidas. A propósito, os eletrônicos que tive nenhum sobreviveu. E não tem muito tempo.

  31. O Brasil precisa aprender com a China. Eles fabricam carros, aviões, desenvolvem tecnologias e a economia do país deles está em pleno crescimento, enquanto a nossa está cada vez mais decadente. Na China os políticos corruptos são punidos. Parabéns a China por essa bela bela aeronave que irá concorrer com as grandes e tradicionais Airbus e Boeing.

  32. Avião feito pelo estado e vai ser “vendido” pra companhias aéreas também do estado. Tem tudo pra dar errado mais uma vez! Os planejadores chineses acreditam piamente que as leis econômicas não se aplicam a eles, apesar do que já está havendo por lá…

  33. Em um futuro não muito distante, sentiremos saudades do chamado “imperialismo norte-americano”. Permita Deus que eu nunca tenha de voar em um desses …

  34. Mas tem gente idiota por aí criticando os chineses. Para vossa informação a China é um país anos luz a frente do Brasil em desenvolvimento no geral. A infraestrutura deles é comparável com países de primeiro mundo. Eqto vcs que criticam nunca foram lá e ficam zombando como que se o Brasil fosse melhor que a China, ahh te garanto que a China é melhor que Brasil.

  35. Eles sempre fazem uma Joint venture com quem lhe interessa,pegam os projetos e depois terminam a Joint e lançam “PRODUTOS” iguais ou muito semelhantes aos dos Ex Sócio,provável que o mesmo aconteceu com a EMBRAER.

  36. Aviao chines!!! Nossa mae de Deus!!! Eles acharam a forma de diminuir um pouco a populacao chinesa!!! E so comecar a voar!!! E a chinesada vai para o beleleu!!! Se for igual o lixo q nos vendem aqui pode esquecer!!!! ex. estes dias meu carro pifou compressor do A/c !! Levei em um especialista e me disse que so trabalha com original!! Ja cansou de colocar xingling e quebra na mesma semana!?,!!! Entao?????

  37. Acredito que essa diferença entre o Boing 737-800, e o Airbus 320 comparado com o novo C 919 de fabricação chinesa, ajudará na substituição desses dois aviões em breve no mercado internacional pelo novo C 919.

  38. AGORA PARA COMPRAR UMA PASSAGEM AEREA VOU TER QUE PERGUNTAR QUAL O FABRICANTE E MODELO DO AVIÃO.
    POIS EM COPIA FICA DIFICIL COMPLETAR UMA VIAGEM VIVO!

  39. Nicho de mercado bastante específico, mercado chinês, basicamente – mas isso já significa um estrago danado nas carteiras de pedidos tanto de Boeing quanto de Airbus. Sem contar que também existe produto que confronta diretamente com a linha regional da Embraer…uma hora ia acontecer mesmo!

  40. engraçados, como a maioria da tecnologia hoje em dia é asiatica e fica reclamando do avião, que não voa e bla bla blá.

    isso e dor de cotovelo, porque a embraer não tem colhão para enfretar cachorro grande, ao contrario dos asiaticos que estão dominando o mundo, em textil, tecnologia, automobilistico e logo logo aeronautico. meus parabéns.

    á EMBRAER É BEM FEITO, FICA NA BANCADA ASSISTINDO JOGO, SÓ TOMA NO TOBA

    fabioimoveissjc

  41. NAO DESANIMEM, MAS EM BREVE O BRASILEIRO VAI VOAR DE CHING LING, PQ TUDO Q EH DE PORCARIA VEM PRA K…CARRO DE PASSEIO MAQUINAS DE ELEVAÇÃO (GUINDASTES SANY) AGORA ESSE TROÇO Q NEM SEI SE VOOA….

  42. É muito interessante ver os comentários dos especialistas brasileiros …É uma mistura rara de ignorância, ingenuidade, síndrome do vira lata, neocolonialismo, I love NY, entre outros adjetivos, que acredito que só exista aqui no Brasil. Made in Brazil.

  43. Apenas 3 países colocaram um ser humano em órbita da Terra: Rússia, EUA e…China!
    Os produtos da Aple são bons? Onde são fabricados?
    Notem que eles não estão usando motores chineses…por enquanto.

    Abs e bons voos no futuro em aviões Made in China! 🙂

  44. Todo mundo metendo o pau no avião chinês. Que atire a primeira pedra quem não tem um equipamento eletrônico chinês, ou pelo menos um que não tenha componentes chineses, em casa.

  45. É simples: turbina franco-americana (está claro na matéria) + aviônicos provavelmente os mesmos da Boeing ou Airbus + mão de obra mais barata (ainda que abusiva) + matérias primas mais baratas = avião mais barato e que vai voar. Não se enganem. Vai voar. Pode até ter algum acidente, como quase todos os fabricantes já tiveram, principalmente no início da implantação de alguma tecnologia, mas vai voar.. E se os dados técnicos fornecidos pelo fabricante se confirmarem, isto é, se ele fizer o que promete fazer, em pouco tempo vai estar presente em dezenas de companhias que operam aviões desse porte, inclusive no Brasil. Portanto, cuidado ao falarem que não voam nele de jeito nenhum, pois poderão ficar sem voar daqui a alguns anos…

Comments are closed.

Previous Post
Classe executiva da Hawaiian Airlines, inspirada em recife de corais... (Hawaiian Airlines)

Hawaiian Airlines lança executiva com leitos “concha”

Next Post
O A321 da Metrojet foi fabricado em 1997 e acumulava 21 mil voos (Magic Aviation)

Airbus da Metrojet pode ter se despedaçado no ar

Related Posts