Uruguai avalia compra do Malvina, avião de treinamento argentino

Força Aérea Uruguaia assinou uma declaração de interesse com a FAdeA para avaliar o IA-100 Malvina
Malvina: IA-100 é o primeiro avião desenvolvido pela FAdeA em mais de 30 anos (Divulgação)

A Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA) está avançando em sua estratégia para conquistar o mercado regional de aviões de treinamento básico. Recentemente, a empresa assinou uma declaração de interesse com a Força Aérea Uruguaia (FAU) para avaliar o sistema de treinamento IA-100 “Malvina” e considerar sua possível aquisição, segundo o website Zona Militar.

A assinatura da declaração foi realizada pelo Comandante da FAU, General do Ar Luis H. De León, e pelo Vice-Presidente e Gerente Geral da FAdeA, Franco Giuggioloni. Esse passo representa um avanço significativo no objetivo da fabricante argentina de se tornar um competidor no mercado internacional de aeronaves.

O presidente da FAdeA expressou sua satisfação com o interesse da FAU no IA-100, destacando seu potencial exportador. Segundo ele, as forças aéreas que tiveram acesso ao sistema de treinamento elogiaram suas qualidades de voo, sistemas avançados, estrutura robusta e certificação de categoria acrobática FAR-23. Além disso, o IA-100 oferece uma excelente relação custo-benefício, o que desperta o interesse das forças aéreas em incorporar a aeronave em seus processos de treinamento.

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O IA-100 também despertou o interesse da Força Aérea Paraguaia (FAP), que assinou a primeira declaração de interesse em abril deste ano. A FAP está avaliando a possibilidade de adquirir a aeronave para suas necessidades de treinamento, complementando as atividades de instrução realizadas no país com o Embraer Tucano e o monomotor chileno Enaer T-35 Pillán.

Para a FAdeA, o IA-100 é uma aposta estratégica para conquistar o mercado regional. Com a participação de vários atores locais, a empresa está posicionando a aeronave e facilitando as condições de venda. O IA-100 possui um motor a pistão de 260 cv, trem de pouso retrátil e aviônica digital certificada de acordo com os padrões FAR-23.

O Malvina é uma continuação do Programa IA-100, que foi suspenso em 2016 (Casa Rosada)

Com a assinatura da declaração de interesse pela FAU, a FAdeA dá mais um passo rumo ao mercado regional de formadores primários. A avaliação por parte das forças aéreas uruguaia e paraguaia é um reconhecimento da qualidade e do potencial do IA-100, abrindo caminho para futuras aquisições por parte de outros países interessados nesse sistema de treinamento.

Malvina

O Malvina será o primeiro avião desenvolvido pela FAdeA em mais de 30 anos. O projeto mais recente da fabricante argentina é o jato de treinamento avançado e ataque leve IA-63 Pampa, integrado à Força Aérea Argentina (FAA) em 1988.

O nome da nova aeronave é uma referência as Ilhas Malvinas, território britânico no Atlântico Sul oficialmente chamado Ilhas Falkland e que é reivindicado por Buenos Aires. A disputa pelo arquipélago levou a Argentina a uma guerra contra o Reino Unido em 1982, no qual os sul-americanos foram derrotados. Malvina também um nome feminino comum no país.

Concepção artística do Malvina na configuração para três ocupantes (FAdeA)

Novo, mas nem tanto

O Malvina é uma continuação do Programa IA-100, um demonstrador de tecnologia para uma aeronave de treinamento acrobático desenvolvido pela FAdeA entre 2014 e 2016, quando acabou suspenso. O desenvolvimento do aparelho foi retomado em 2020 incorporando os requisitos pedidos pela Força Aérea Argentina.

A aeronave será produzida na sede da FAdeA em Córboda. A fabricante afirma que o avião tem baixo custo de aquisição e de operação e terá uma vida útil de aproximadamente 30 anos. O projeto também prevê o desenvolvimento de versões do Malvina para três e quatro ocupantes.

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