Maior viatura transportada no KC-390: FAB testa carregamento e voo com o ASTROS

Aeronave multimissão da Embraer passou por avaliação de transporte aéreo com o lançador de foguetes do Exército Brasileiro
22 toneladas: o Astros é atualmente o maior e mais pesado veículo transportado no KC-390. E ainda cabe mais! (Divulgação)

Está provado: o Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) pode transportar o veículo lançador de foguetes ASTROS, do Exército Brasileiro (EB). Militares das duas corporações estiveram reunidos entre os dias 3 e 7 de julho para conduzir a Avaliação Operacional de carregamento do equipamento de ataque do EB na aeronave multimissão da FAB.

O evento, realizado da Base Aérea de Anápolis (GO), integra a Terceira Fase da Operação Zeus, que tem por objetivo avaliar o transporte aéreo dos Materiais de Emprego Militar (MEM’s) das forças armadas brasileiras no KC-390 da FAB.

Na prova desta semana, foram realizados ensaios de “capacidade de aerotransportabilidade” da viatura Lançadora Múltipla Universal AV-LMU modelo Mk6, do EB, no compartimento de carga do novo avião da FAB, como informou a Avibras, fabricante do ASTROS.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O ASTROS é o principal lançador de foguetes do Exército Brasileiro (Divulgação)

O procedimento envolveu o carregamento e fixação do lançador de foguetes no compartimento do KC-390. Na quinta-feira (6), a FAB realizou de forma bem-sucedida o ensaio de voo com a aeronave carregada. O ASTROS, até o momento, é o maior e mais pesado veículo transportado no avião militar da Embraer.

O lançador de foguetes mais avançado do EB pesa em torno de 13 toneladas vazio e 22 ton carregado (de combustível e foguetes). Dá e sobra no KC-390, que comporta até 26 toneladas – com carga máxima, o alcance de voo da aeronave é limitado em 2.820 km.

Embarque com sobra: aeronave da Embraer comporta até 26 toneladas (Divulgação)

Para facilitar o embarque e desembarque em aeronaves de transporte, a viatura do ASTROS tem suspensão com altura ajustável, sistema de enchimento de pneus e pontos de ancoragem.

Teste prático

Entre os diversos requisitos listados pela FAB no projeto do KC-390 encomendado com a Embraer, um deles era a capacidade de transportar veículos do EB, incluindo o ASTROS.

A avaliação realizada nesta semana provou um ensaio estático realizado em 2010 no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com um mockup do piso do compartimento de carga do KC-390. Naquela ocasião, equipes da FAB, EB, Embraer e Avibras testaram o embarque das viaturas ASTROS 6×6 modelo Mk5 e 4×4 modelo Mk4.

O que mais o KC-390 pode fazer?

Embraer constrói pista de terra para testes do KC-390 Millennium

Embraer KC-390 completa testes de lançamento de cargas em voo

KC-390 completa provas de reabastecimento aéreo com caças da FAB

KC-390 em ambiente congelante: FAB testa novo cargueiro no Alasca

Embraer conclui testes de desembarque de tropas e evacuação do KC-390

KC-390 da FAB fez primeira missão de reabastecimento em voo noturno

Embraer testa KC-390 com sistema de combate a incêndios

FAB realiza primeiro lançamento de carga pesada por extração com o KC-390

 

1 comment
  1. Trabalhei por vários anos fazendo carregamento de máquinas e equipamentos no C 130 e isto que este aviao da Embraer faz os Hércules faziam com uma diferença em pousar em pistas de terra e feitas a base de machado e enxadas.

Comments are closed.

Previous Post

Embraer demonstra o E195-E2 nas condições desafiadoras do Uzbequistão

Next Post
ATR 72-600 da Azul

Azul se prepara para estrear novo ATR 72 com motores mais econômicos

Related Posts