Coreia do Norte criou “clones” dos principais drones militares dos EUA

Modelos Saesbyeol-4 e Saesbyeol-9 apresentados recentemente em Pyongyang parecem cópias exatas dos drones RQ-4 Global Hawk e MQ-9 Reaper das forças armadas dos EUA
Parece o RQ-4 Global Hawk da Northrop Grumman, mas não é… (NK NEWS)

A Coreia do Norte pode ter alcançado uma capacidade militar adicional disponível em poucos países com os novos drones produzidos localmente Saesbyeol-4 e Saesbyeol-9. A origem desses equipamentos, no entanto, é motivo de polêmica.

Os aparelhos apresentados no último dia 27 de julho, durante uma parada militar na capital Pyongyang, parecem cópias exatas dos drones Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk e General Atomics MQ-9 Reaper, respectivamente. Esses modelos são as principais aeronaves militares não tripuladas projetadas nos Estados Unidos e em operação com as forças armadas do país e de nações aliadas de Washington.

Os drones Saesbyeol (Estrela da Manhã, em coreano) teriam sido um pedido do ditador Kim Jong Un, que em janeiro de 2021 ordenou o desenvolvimento de duas plataformas aéreas não tripuladas, sendo um modelo de reconhecimento com alcance em torno de 500 km (Saesbyeol-4) e outro de ataque (Saesbyeol-9), segundo o website The Aviationist.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Saesbyeol-9, a cópia norte-coreana do General Atomics MQ-9 Reaper (NK News)

Como os norte-coreanos conseguiram copiar os drones dos EUA, ao menos a parte dos designs, ainda é um mistério. Todavia, isso demonstra que a isolada nação na Península da Coreia pode ter uma avançada estrutura de espionagem ou uma alta capacidade criativa para fabricar “clones” de equipamentos militares avançados. E eles funcionam, ou no mínimo podem voar.

Durante o desfile militar em Pyongyang em que os drones foram revelados, um modelo Saesbyeol-4 fez um sobrevoo em baixa altitude na abertura do evento. Houve também a passagem de uma coluna de caminhões transportando diversas unidades do Saesbyeol-9. No mesmo dia, a agência de notícias NK NEWS também divulgou um curto vídeo mostrando as duas aeronaves em voo, incluindo imagens da cópia norte-coreana do MQ-9 Reaper disparando um míssil.

4 comments
  1. evidente q a Rússia passa informações,O piong o xerox de pensamentos Putin,escraviza seus patriotas assim como o Putin faz,ainda bem que não serão eternos vivos,mas serão eternos idiotas

  2. A Rússia tem os lancet, a Turquia tem o byraktar, Coreia do Norte tem esses daí, como é que banânia, um país rico, não sancionado, não consegue fabricar nem uma porcaria de drone?

  3. Pois é, Homero, mas isso também ocorre em três países sul-americanos. Em um deles, há uma debandada que vem crescendo nos últimos anos, basta ver a quantidade dessas pessoas nas ruas pedindo esmola; em outro, o país está praticamente falido e no terceiro, bem, está seguindo o mesmo caminho. É o que acontece quando se fica assistindo a tudo como se nada tivesse a ver com os acontecimentos.

Comments are closed.

Previous Post
Lockheed Martin F-35A

À espera de atualizações técnicas, Bélgica recusa receber primeiros caças F-35A

Next Post

Em crescimento acelerado, Wizz Air compra mais 75 jatos A321neo da Airbus

Related Posts