Seria esse o potencial novo avião presidencial de Lula?

Aeronave Airbus A330-200 VIP que está à venda na Suíça traz confortos solicitados pelo presidente, como suíte master, várias salas e área para convidados
O Airbus A330-200 executivo que está à venda por empresa suíça (Kevin Chung)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à procura de um novo avião VIP para suas viagens de longo alcance e que substitua o VC-1A, um Airbus A319 adquirido novo durante a primeira gestão do petista.

A aeronave desejada é também um Airbus, mas o widebody A330-200. Desde que assumiu seu terceiro mandato, Lula já utilizou um dos dois KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), jatos que foram adquiridos da companhia aérea Azul para serem convertidos em aviões-tanque.

O grande alcance e o espaço interno teriam motivado o mandatário a solicitar à FAB que convertesse um dos A330 em avião presidencial.

Segundo o Metropóles, no entanto, o Comando da Aeronáutica convenceu Lula a buscar um terceiro Airbus já que transformar um dos A330 em aeronave VIP sairia muito caro, além de comprometer os planos do Ministério da Defesa.

Segundo revelou o site dias atrás, a FAB já encontrou uma aeronave que atenda às necessidades do presidente, um A330-200 VIP pertencente à uma empresa suíça e que teria sido usado por um bilionário árabe.

O A330-200 de matrícula P4-MPO voa desde 2002 e foi convertido para aeronave executiva em 2015 (Kevin Chung)

Poucas opções no mercado

AIRWAY conseguiu localizar ao menos um A330-200 que coincide com a descrição. Trata-se da aeronave de matrícula P4-MLO, da empresa suíça Comlux.

Especializada em comercializar aeronaves de luxo, a Comlux está vendendo seu A330, afirmando ser um jato “pronto para entrega”.

Fabricada em 2002, a aeronave operou na Emirates Airline até 2013, quando foi devolvida ao antigo arrendador e colocada em armazenagem.

Após ser adquirido pela Comlux, o Airbus foi convertido para aeronave VIP em 2015 nos EUA. Em 2019, o A330 ganhou um registro de Aruba, usado até hoje.

Por conta do caráter privado, o A330 P4-MLO não tem seus voos divulgados em sites de rastreamento de ADS-B. Portanto, não foi possível descobrir seu atual paradeiro.

Para facilitar a manutenção, o futuro A330 presidencial deve contar com motores Rolls-Royce (Kevin Chung)

Imagens de spotters mostram a aeronave em vários aeroportos do mundo nos últimos anos. Durante um período de tempo, os winglets do A330 traziam a imagem de uma mulher oriental, mas sem identificação.

Segundo o Airfleets, o jato estaria inativo desde março deste ano. Há outros A330-200 de uso executivo no mercado, mas para facilitar sua operação, a FAB deve restringir a seleção à aeronaves com motores Rolls-Royce Trent 700, como os que equipam os dois KC-30.

O presidente Lula utilizou o KC-30 em fevereiro na viagem para os EUA (Ricardo Stuckert/Lulaoficial)

Suíte master

O A330-200 em questão parece oferecer o que Lula busca, um ambiente mais espaçoso e com mais amenidades. Segundo a Comlux, seu Airbus possui 214 m² de área VVIP, incluindo uma suíte master (com banheiro), várias salas e um espaço para visitantes.

Embora com mais de duas décadas em serviço, o A330 tinha menos de 400 ciclos realizados e acumulado pouco mais de 1.600 horas de voo.

O VC-1A, um A319 executivo comprado novo no primeiro mandato de Lula nos anos 2000 (FAB)

Com uma autonomia de 7.300 milhas náuticas (cerca de 13.500 km), o A330 VIP poderia voar sem escala de Brasília para destinos distantes como Moscou – as duas capitais estão separadas por pouco mais de 11.200 km.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o A330 presidencial deverá custar entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões, praticamente o preço que a FAB pagou pelos dois jatos vendidos pela Azul.

A vantagem em escolher o mesmo modelo do KC-30 seria compartilhar a mesma infraestrutura de manutenção. Ao jornal, a Presidência da República afirmou que até o momento não há decisão tomada sobre o assunto.

4 comments
  1. Aquisição de “suma importância” tão somente para aqueles que se beneficiarão do suor do contribuinte, afinal, o que são US$ 80 mi? Para que destinar essa “merreca” para sanar dificuldades passadas pelas pessoas em várias partes deste país, por exemplo, as inúmeras cidades do RS atingidas pelo ciclone tropical na semana passada, não é mesmo? Mais vantajoso mesmo é comprar o “meu jatinho enquanto estou no p0d&r” e que o “povo que se…”, já dizia um emblemático personagem de Chico Anysio. De Gaulle estava certo, aliás, sempre esteve. E pão e circo para o povão.

  2. Deveria comprar um Airbus A 380,o Brasil tem condições pra isso, estamos entre as dez economia do mundo, e cada vez que nosso presidente viaja ao exterior trás ao Brasil vários investidores, esse papo que tem pessoas passando fome aqui passa porque quer, serviço tem mais a preguiça não deixa

  3. Se a Azul vendeu 02 A330 200 por USD$ 80 milhões pq pagar o mesmo por 01 somemte. Contrata a Azul novamente para ela fornecer outro mais barato

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