Veja imagens da chegada do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP)

Aeronave entrou em serviço na quinta-feira (19) na Base Aérea de Beja, onde se juntarão outros quatro jatos da Embraer nos próximos anos
O primeiro KC-390 da FAP pousa em Portugal (FAP)
O primeiro KC-390 da FAP pousa em Portugal (FAP)

O KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) está oficialmente em operação. O voo de traslado que teve início na terça-feira (17) e foi concluído dois dias antes marcou a estreia operacional da aeronave da Embraer.

O jato de transporte tático é o primeiro de cinco aviões encomendados por Portugal e marca também a estreia do KC-390 na Europa.

A aeronave de matrícula FAP 26091 pousou na Base Aérea N.º 11, em Beja, às 16h30, horário local, e foi oficialmente entregue à Esquadra 506 “Rinocerontes”, que irá operá-los.

O KC-390 da FAP é também o primeiro a contar com equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que foram integrados durante uma campanha de testes realizados em Portugal entre Embraer, OGMA e a Força Aérea.

Aeronave será operada pela Esquadra 506 “Rinocerontes” (FAP)

A cerimônia de entrega do primeiro C-390 ocorreu na segunda-feira, 16 de outubro, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.

“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.

A Europa tem sido o mercado mais promissor para o C-390 Millennium até aqui. Além de Portugal, a Hungria fechou um pedido de duas aeronaves enquanto outros três países – Holanda, Áustria e República Tcheca – selecionaram a aeronave brasileira, com um total de 11 jatos.

Previous Post
E175 da American Eagle

American Airlines faz segundo pedido de Embraer E175 em 2023

Next Post
C-130J-30, a versão alongada do Hercules

Longe do KC-390: Filipinas compra três C-130J-30 Super Hercules

Related Posts