Jato executivo faz 1º voo transatlântico do mundo com 100% de combustível sustentável

Gulfstream G600 voou de Savannah, nos EUA, até Farnborough, na Inglaterra, em 19 de novembro apenas abastecido com SAF. Companhia aérea Virgin Atlantic pretendia obter marco em 28 de novembro com um Boeing 787
O Gulfstream G600 sendo abastecido com SAF (Gulfstream)

A fabricante de jatos executivos Gulfstream surpreendeu a companhia aérea Virgin Atlantic ao realizar neste domingo, 19 de novembro, o primeiro voo transatlântico do mundo com uma aeronave abastecida 100% com combustível sustentável de aviação (SAF).

A empresa enviou um jato G600 para Farnborough, na Inglaterra, a partir de sua sede em Savannah (EUA). O voo durou 6 horas e 56 minutos e transcorreu sem qualquer problema.

Os dois motores Pratt & Whitney PW815GA usaram 100% SAF produzidos pela World Energy. A Gulfstream afirmou que o voo ajudará a empresa e seus parceiros a entenderem melhor o comportamento do combustível em situações de baixas temperaturas em voo de duração estendida.

“A Gulfstream está inovando para um futuro sustentável”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Uma das chaves para alcançar as metas de descarbonização de longo prazo da aviação executiva é o amplo uso de SAF em vez de combustível de aviação de base fóssil. A conclusão deste voo de classe mundial ajuda a avançar a missão abrangente de sustentabilidade da aviação executiva e a criar impactos ambientais positivos. para as gerações futuras.”

Jato voou por 6 horas e 52 minutos com combustível sustentável (Gulfstream)

Produzido a partir de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA puro), o combustível possui pelo menos 70% menos emissões de CO2 no ciclo de vida do que o combustível de aviação de base fóssil.

“A Gulfstream continua a inovar no espaço da aviação sustentável e nós os aplaudimos por completar esta missão enquanto trabalhamos para validar a compatibilidade de nossos motores com SAF não misturado”, disse Anthony Rossi, vice-presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney Canadá. Também participaram do experimento a Honeywell, Safran and Eaton.

A Virgin Atlantic pretendia entrar para a história com voo semelhante, marcado para 28 de novembro (Mark Harkin)

Virgin Atlantic fará primeiro voo comercial transatlântico do mundo com 100% SAF

O marco obtido pela Gulfstream ocorre apenas nove dias antes de outro voo similar, que será realizado pela empresa aérea britânica Virgin Atlantic.

A empresa aérea marcou para 28 de novembro o voo VS100, com um Boeing 787-9 Dreamliner abastecido apenas com SAF e que voará entre Londres (Heathrow) e Nova York (JFK).

O voo conta com o apoio do governo britânico e também a participação de empresas como a Rolls-Royce, BP e Boeing. Se não será o primeiro voo com 100% SAF, o jato marcará a primeira viagem de um avião comercial abastecido com combustível sustentável.

1 comment
  1. Não me lembro ter lido algo sobre o preço dos combustíveis SAF. Apenas sobre testes. Compare os custos de um e outro
    homem indique a matéria que já foi publicada e eu não li.

Comments are closed.

Previous Post

Privatização da TAP Air Portugal fica em suspense em meio a saída de Primeiro Ministro

Next Post

Companhia aérea boliviana Amaszonas teve certificado operacional suspenso

Related Posts