Rússia vai eliminar engenheiro de voo do jato Tupolev Tu-214

Aeronave terá um cockpit com apenas dois tripulantes que será testado em 2026. Posto de engenheiro de voo não existe mais em aviões comerciais ocidentais novos
O Tu-214 com a pintura corporativa da UAC (UAC)

O jato comercial Tu-214, criado pela Tupolev no final dos anos 80, passou a ter uma importância bastante grande para a a aviação comercial na Rússia desde que o Ocidente sancionou o país devido à invasão militar à Ucrânia.

A aeronave está sendo recolocada em produção em série para suprir as companhias aéreas russas com um substituto local para o Boeing 737 e o Airbus A320.

O motivo que levou o governo do país a resgatar um jato comercial considerado obsoleto pelos padrões ocidentais está no fato de que o novíssimo MC-21 (MS-21), desenvolvido pela Yakovlev, ainda precisa de tempo para ser certificado em sua variante com componentes fornecidos apenas por empresa do país.

O MC-21 possui avanços enormes, mas depende de muitos fornecedores do Ocidente, hoje proibidos de estabelecer relações comerciais com a Rússia.

Cockpit do Tu-214: apenas dois ocupantes em vez de três (Alex Pereslavtsev)

Já o Tu-214, uma variante levemente modificada do Tu-204, foi produzido em Kazan pela KAPO e utiliza apenas equipamentos russos. É justamente essa fabricante que está modernizando sua fábrica para ser capaz de produzir um número bem maior da aeronave.

Segundo a mídia russa, a cadência de produção de Kazan era de apenas uma aeronave a cada oito meses. Com as mudanças e sua ampliação, a United Aircraft Corporation (UAC), holding que controla a KAPO, pretende ser capaz de produzir cerca de 150 Tu-214 pelos próximos 10 anos, ou seja, uma média de 15 aviões por ano.

Tu-204SM: aeronave foi versão com dois tripulantes, mas seus aviônicos estão desatualizados (Oleg Belyakov)

Cabine para dois tripulantes

E não é apenas isso. A UAC planeja lançar uma variante atualizada do Tu-214 cuja principal melhoria será uma cabine de comando com apenas os dois pilotos.

Atualmente, o jato comercial russo ainda dependende da presença de um engenheiro de voo a bordo, uma função que foi extinta nas aeronaves modernas ocidentais há vários anos.

Segundo Vadim Korolev, diretor geral da Tupolev, uma aeronave de testes deverá voar em 2026 com o novo cockpit, mas a entrada em serviço da nova versão não teve uma data revelada.

O MC-21 é moderno, mas ainda está longe de entrar em produção (UAC)

A Rússia já testou um Tupolev Tu-204 com dois tripulantes apenas, o Tu-204SM, mas não seria possível aproveitar os aviônicos por estarem desatualizados.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A opção pelo cockpit de dois ocupantes também tem a ver com a necessidade de reduzir custos com pessoal. A Tupolev também deve apresentar propostas para uma variante de menor capacidade e também um cargueiro.

Korolev foi questionado se o Tu-214 e o MC-21 não seriam concorrentes, já que têm uma capacidade parecida. Mas o executivo negou, afirmando que os dois jatos são necessários para o mercado de aviação comercial russo.

Até o momento, segundo ele, há 11 pedidos firmes da Aeroflot, de um total de 40 compromissos de compra. O primeiro Tu-214 está em montagem final enquanto cinco aeronaves estão em fase de montagem de paineis.

 

Previous Post

Mexicana de Aviación retoma voos 13 anos após falência

Next Post

Mais um caça stealth Sukhoi Su-57 foi entregue à Força Aérea da Rússia

Related Posts