Mais um caça stealth Sukhoi Su-57 foi entregue à Força Aérea da Rússia

Aeronave concluiu entregas de 2023, afirmou sua fabricante, a United Aircraft Corporation (UAC), mas número de caças entregue não foi revelado
O novo caça Su-57 da Rússia (UAC)

A United Aircraft Corporation (UAC), holding à frente das principais fabricante aeroespeciais da Rússia, informou ter entregue mais um “lote” do caça de 5ª geração Sukhoi Su-57 para a Força Aérea do país.

Assim como em outras ocasiões, o número de aeronaves enviadas não foi revelado, mas apenas um Su-57 foi mostrado em fotos e vídeo.

O caça da Sukhoi teve suas marcas de identificação removidas digitalmente, para possivelmente dificultar análises de inteligência do Ocidente.

“Os fabricantes de aeronaves entregaram às nossas Forças Armadas todas as aeronaves Su-57 de quinta geração previstas para entrega este ano. O aumento da produção destas máquinas únicas foi possível através da resolução de questões relacionadas com o fornecimento rítmico de componentes e da melhoria da tecnologia de montagem em linha”, disse o Ministro da Indústria e Comércio russo, Denis Manturov.

“A fábrica de Komsomolsk-on-Amur está aumentando a produção em série do Su-57. Na linha de montagem final, já estão em andamento trabalhos em aeronaves de combate que serão transferidas para as Forças Aeroespaciais Russas em 2024. O número de caças de quinta geração entrando em serviço nas forças armadas quase dobra a cada ano”, afirmou Sergei Chemezov, diretor da Rostec State Corporation, estatal que controla o UAC.

Aeronave é a última a ser entregue em 2023 (UAC(

Encomenda de 76 caças

O governo russo afirma que atualizações no processo de fabricação do caça de 5ª geração aceleraram a produção e que novas instalações serão colocadas em operação em 2024.

A despeito disso, a própria UAC divulgou ter entregue novos caças Su-57 para a Força Aérea da Rússia apenas em duas ocasiões em 2023, a primeira delas em setembro.

Segundo a Inteligência britânica, havia cerca de nove Su-57 em condições operacionais no começo do ano.

Linha de montagem do Su-57 (UAC)

O governo russo encomendou 76 aeronaves anos atrás, além de possuir um contingente de caças de pré-produção e aeronaves que foram usadas originalmente em testes.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O Su-57 é o primeiro caça com capacidade furtiva desenvolvido na Rússia, mas foram precisos muitos anos para que a aeronave pudesse entrar em produção em série.

Segundo analistas ocidentais, o caça da Sukhoi seria inferior aos jatos de combate F-22 e F-35, dos EUA, e J-20, da China.

YouTube video

Previous Post

Rússia vai eliminar engenheiro de voo do jato Tupolev Tu-214

Next Post

Embraer faz tripla entrega de jatos E195-E2 para a Binter Canarias

Related Posts