Primeiro caça F-16 da Força Aérea da Ucrânia aparece?

Imagem compartilhada na internet mostra uma aeronave da Lockheed Martin com as marcas ucranianas em suposta base aérea na Europa. Veracidade não pode ser confirmada
Caça F-16 aparece com insígna e marca da Força Aérea da Ucrânia (Reprodução)

A cena é intrigante: um suposto membro das forças armadas ucranianas posa à frente de um caça Lockheed Martin F-16 que exibe marcas pertencentes à Força Aérea da Ucrânia.

A imagem, que pode ser uma montagem, foi divulgada pelo jornal Voice of America que, apesar do nome, é publicado na Ucrânia. Ela faz parte de um artigo que entrevista um piloto ucraniano que participa do treinamento na aeronave dos EUA.

O integrante da força aérea diz ter ficado impressionado com a tecnologia embarcada no caça, que exige vários procedimentos antes do voo, diferentemente da simplicidade do MiG-29.

Embora não seja possível confirmar, o F-16 aparenta estar na Europa, possivelmente na Base Aérea de Fetesti, na Romênia, usada como centro de treinamento da OTAN para tripulantes e pessoal de terra da Ucrânia.

Os cinco caças holandeses chegaram à Romênia (RNAF)

No local, há alguns caças F-16 holandeses, repassados para treinamento, mas não entregues de fato à Ucrânia. A pintura da fuselagem do avião, no entanto, não coincide com as aeronaves de combate da Real Força Aérea Holandesa.

Armamentos avançados

A despeito do visual, a aeronave pode ter recebido as marcas ucranianas apenas provisioriamente, caso sejam verdadeiras. O jato supersônico estava equipado com um míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM e um pod AMA (Acceleration Monitor Assembly), usado em missões de treinamento, ambos na asa direita, além de um tanque extra de combustível

Há também outro pod sob a fuselagem que pode ser o modelo Litening, de mira e que possui um sensor infravermelho (FLIR) de alta resolução e uma câmera, além de um sensor de navegação inercial e um designador laser.

Os pilotos ucranianos estariam impressionados com a diferença de tecnologia do F-16 comparado ao MiG-29 (Армія Інформ)

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

São armamentos que corroboram as futuras missões dos F-16 ucranianos, entre defesa do espaço aéreo do país e missões de ataque de precisão contra alvos russos.

Ainda não se sabe quando a Força Aérea da Ucrânia receberá seus primeiros F-16, mas a chance disso ocorrer em breve é bastante grande.

 

Previous Post

Guerra na Ucrânia faz Exército dos EUA desistir de novo helicóptero

Next Post

Embraer ofereceu o jato C-390 Millennium para a Nigéria

Related Posts