Air Serbia desiste de voar com jatos Embraer após incidente em Belgrado

Companhia aérea rompeu acordo com a Marathon Airlines, que operava quatro jatos E195 em wet-lease. Decolagem insegura de aeronave no domingo em Belgrado motivou fim da cooperação com empresa grega
O jato Embraer E195 que atingiu um poste de ILS no domingo
O jato Embraer E195 que atingiu um poste de ILS no domingo (Air Serbia)

A Air Serbia decidiu não esperar a investigação a cerca da decolagem insegura realizada por pilotos da Marathon Airlines em um Embraer E195 no domingo, em Belgrado, na Sérvia.

O voo JU 324 com destino a Dusseldorf teria decolado de uma posição errada da pista e atingido um mastro de ILS. A despeito dos danos, a aeronave conseguiu pousar em segurança 40 minutos depois.

Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento em que o E195 atinge a estrutura de auxílio ao pouso por instrumentos (veja no final do texto).

Em 2023, a Air Serbia havia fechado um acordo de cooperação com a Marathon Airlines, da Grécia, que cedeu quatro jatos Embraer em wet-leasing, quando a tripulação e os serviços são incluídos no pacote.

A lateral do E195 da Air Serbia bastante danificada (Reproudução)

O incidente está sendo investigado pelas autoridades sérvias, mas a Air Serbia confirmou que os E195 serão retirados da malha aérea nesta quarta-feira e substituídos por aeronaves próprias.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Independentemente dos resultados da referida investigação, a Air Serbia informou hoje a Marathon Airlines que está encerrando a cooperação com aquela empresa e, a partir de amanhã, 21 de fevereiro de 2024, nenhum voo da Air Serbia será operado pelas aeronaves da referida empresa grega”, disse um comunicado da empresa aérea.

2 comments
  1. O título não condiz com o texfo.
    Ela não desistiu de voar Embraer.
    Decidiu romper com a outra empresa pela descolagem insegura que partiu de uma posição inadequada.
    Nada tem a ver com o fabricante ou o avião.

  2. Seria bom revisar o titulo da matéria, pois da forma como está, induz o leitor a pensar que a Air Serbia desistiu de voar jatos Embraer!
    Para o leitor, deixa a impressão de que quem redigiu o título não leu a matéria.

Comments are closed.

Previous Post
Airbus A220-300 da Breeze (MCO)

Empresa aérea de dono da Azul vai retirar seus jatos Embraer e ficar apenas com o A220

Next Post

Cargueiro Airbus A350F conquista novo cliente em Taiwan

Related Posts