Lufthansa também não espera o Boeing 777-9 antes de 2026

CEO da companhia aérea alemã reconheceu que previsão da fabricante, de entregar primeiro widebody em 2025, não é crível. Emirates Airline havia compartilhado pensamento semelhante em março
Projeção do Boeing 777-9 com as cores da Lufthansa
Projeção do Boeing 777-9 com as cores da Lufthansa (Divulgação)

A Lufthansa reconheceu nesta quinta-feira, 2, que seu primeiro widebody Boeing 777-9 só deverá ser entregue em 2026, na hipótese mais otimista.

A afirmação partiu do CEO Jens Ritter durante entrevista, segundo revelou a Aviation Week.

“Não acreditamos mais que teremos a primeira aeronave em 2025”, disse Ritters. “Achamos que estará aqui no verão de 2026 [entre junho e setembro], no mínimo.”

O 777X é o maior bimotor widebody da história, com capacidade para levar mais de 400 passageiros em classe mista. Mas o programa da Boeing está enormemente atrasado.

Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines
Jens Ritter, CEO da Lufthansa Airlines

A Lufthansa tem 27 pedidos firmes e esperava contar originalmente com a primeira aeronave em 2020. No entanto, sucessivos problemas no desenvolvimento frustrram os planos.

Em virtude disso, a empresa aérea voltou a ativar seus Airbus A380, que haviam sido armazenados durante a pandemia e não tinham previsão de voltar ao serviço.

Boeing mantém expectativa de entrada em serviço em 2025

Oficialmente, a Boeing afirma que espera receber a certificação de tipo em 2025, com entregas para a Lufthansa e Emirates Airlines ocorrendo em seguida, por volta do verão no hemisfério norte.

Porém, os novos problemas de qualidade na linha de montagem da fabricante dos EUA colocaram mais pressão na FAA (Federal Aviation Administration), que tem sido mais criteriosa na avaliação de segurança das aeronaves da Boeing.

A campanha de testes de voo para certificação deveria ter sido inciada em março ou abril, mas até agora nada ocorreu.

Protótipo do Boeing 777-9
O novo Boeing 777X é o maior avião bimotor de todos os tempos (LunchWithaLens/CC)

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A Boeing formalizou o pedido para iniciar o processo (reta final para certificação) em 2021, mas a FAA argumentou que faltavam informações técnicas.

Ainda segundo a Aviation Week, a Lufthansa estáva enviando uma equipe para as fábrica da Boeing na semana que vem a fim de discutir a situação.

A previsão de 2026 é semelhante à feita pelo presidente da Emirates Airlines, Tim Clark, em março. A transportadora de Dubai é a maior cliente do 777X, com 205 pedidos firmes das variantes 777-9 e 777-8.

 

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