Campanha de certificação do A321XLR está na fase final, diz Airbus

Aeronave de fuselagem estreia com ultra longo alcance estreará no final de 2024 com a Iberia
Airbus A321XLR
Airbus A321XLR

A Airbus afirmou que a campanha de certificação de tipo do A321XLR está entrando na fase final. Variante de ultra longo alcance da família A320neo, o jato de até 240 assentos entrará em serviço no final do ano com a Iberia.

Segundo a fabricante, o trabalho tem se concentrado nas “Instruções para Aeronavegabilidade Continuada” (ICAs em inglês), documentos que explicam os procedimentos para cada item da aeronave. Eles deverão ser concluídos até setembro, disse a Airbus.

Embora boa parte deles seja idêntica a de outros membros da série A320, o A321XLR introduz diferenças significativas que permitem que o jato possa voar por até 8.700 km sem escalas.

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Carenagem do A321XLR é mais longa e preparada para evitar riscos ao tanque de combustível extra
Carenagem do A321XLR é mais longa e preparada para evitar riscos ao tanque de combustível extra (Airbus)

A principal alteração é a introdução do tanque de combustível central traseiro (RCT em inglês), na parte inferior da fuselagem. Por conta disso, o A321XLR teve a carenagem inferior estendida para proteger o tanque em caso de um pouso de barriga, por exemplo.

O A321XLR também recebeu um trem de pouso modificado, novos flaps de asa, além de novos sistemas de combustível, água e lixo, com maior capacidade. Por isso, a aeronave também possui um peso máximo de decolagem maior.

Especialistas técnicos ajudarão clientes

A preocupação das autoridades de aviação civil com a proteção do novo tanque de combustível motivou a Airbus a tornar a extensão da carenagem da barriga como um item de substituição em vez de poder ser reparado, como nas versões regulares do A321neo.

“Para potenciais casos em que haveria uma menor probabilidade de reparação em serviço, a organização de serviços da Airbus irá estocar peças sobressalentes e ferramentas preventivas em vários locais para apoiar a frota A321XLR”, explica a empresa.

O A321XLR em Madri, onde foi apresentado à Iberia
O A321XLR em Madri, onde foi apresentado à Iberia

Além de todo o processo de certificação, a Airbus revelou que está preparando um quadro de especialistas técnicos que acompanharão os operadores do A321XLR durante os primeiros seis meses após o lançamento da aeronave em serviço.

A expectativa da Airbus é obter a certificação de tipo da nova variante junto à EASA no terceiro trimestre de 2024, o que deve ser seguido pela FAA, dos EUA.

A Iberia, cliente de lançamento do A321XLR, anunciou que as primeiras rotas serão Madri-Washington e Madri-Boston, ambas nos Estados Unidos.

 

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