Força Aérea da Rússia recebeu dois jatos de treinamento Yak-130 novos

Aeronaves fabricadas pela Irkutsk foram entregues recentemente e serão usadas no treinamento avançado de pilotos de caças Su-35 e S-57
Novo jato YAK-130 da Força Aérea da Rússia
Novo jato YAK-130 da Força Aérea da Rússia (UAC)

A produção de aeronaves militares pela United Aircraft Corporation (UAC), estatal russa que controla os mais importantes fabricantes da Rússia, continua em ritmo lento, mas aparentemente regular.

Após enviar novos caças Su-35S, Su-34 e Su-57, a UAC anunciou ter entregue um novo lote de jatos de treinamento Yak-130 fabricados pela Irkutsk.

Como é praxe, a UAC não revelou quantas aeronaves foram entregues, mas entende-se que seriam dois Yak-130 vistos nas imagens de divulgação.

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Raramente a empresa envia mais de dois aviões por lote e muitas vezes apenas um jato é entregue, mesmo assim chamado de “lote”.

Duas aeronaves fazem parte do novo lote de jatos de treinamento
Duas aeronaves fazem parte do novo lote de jatos de treinamento (UAC)

“No estágio atual, recursos significativos da planta também estão focados no cumprimento das tarefas de fornecimento de caças Su-30SM e treinadores de combate Yak-130 para as necessidades do exército e da marinha. O Yak-130, produzido em Irkutsk, desempenha hoje um papel importante no treinamento prático de pilotos das Forças Aeroespaciais”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Corporation.

Parceria com a Aermacchi

O Yak-130 tem um background curioso. Durante a Guerra Fria, a União Soviética dependia de aeronaves de treinamento fornecidas pela empresa tcheca Aero Vodochody, que forneceu centenas de jatos como o L-29 Delfin e o L-39 Albatros.

Pouco antes do fim do comunismo, a Força Aérea iniciou uma concorrência com os bureaus de projeto para escolher um sucessor para o Albatros.

A Yakovlev foi a vencedora com o projeto Yak-UTS mas com o colapso da União Soviética, os recursos mingaram e o bureau teve de buscar um parceiro.

Leonardo M-346
Leonardo M-346 (Adrian Pingstone)

Com a reconexão com o Ocidente, a Yakovlev pode acertar uma parceria com a Aermacchi, da Itália, famosa por vários treinadores a jato.

Juntas, elas criaram o Yak/AEM-130, um jato bimotor com desempenho bastante satisfatório e capacidade secundária de ataque ao solo.

Em 2000, no entanto, a joint venture foi encerrada, diante da falta de contrapartida financeira da Rússia. As duas empresas então chegaram a um acordo para produzir a aeronave separadamente e comercializá-las em diferentes regiões.

A Aermacchi (hoje parte da Alenia) renomeou o jato como M-346 Master enquanto a UAC o rebatizou como Yak-130.

 

 

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