FAB estreia o KC-390 em missões de combate a incêndio no Pantanal

Aeronave da Embraer foi escalada para atuar em missões a partir de Corumbá (MS) para ajudar a apagar queimadas na região
O KC-390 "bombeiro" em Corumbá
O KC-390 “bombeiro” em Corumbá

A Força Aérea Brasileira (FAB) está fazendo uso pela primeira vez de uma das capacidades mais interessantes do KC-390 Millennium, o papel de aeronave anti-incêndio.

O jato multimissão da Embraer pertencente ao Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) voou até Corumbá (MS) para se usado no combate a incêndios de queimadas na região do Pantanal.

Até então, a FAB havia apenas realizado missões de treinamento nessa configuração.

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Para realizar a operação de combate a incêndios, o KC-390 recebe o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System).

O tanque pressurizado com material retardante
O tanque pressurizado com material retardante

O equipamento é composto por um tubo que projeta água e retardante de chamas pela porta traseira esquerda do avião e um reservatório de 11.300 litros.

O MAFFS II pode ser rapidamente instalado ou retirado do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. Uma vez colocado no avião, o equipamento é conectado ao sistema de energia elétrica da aeronave.

Lançamento do material anti-incêndio é feito pela porta lateral
Lançamento do material anti-incêndio é feito pela porta lateral

Sistema mais moderno

O sistema empregado no KC-390 é bem diferente do equipamento de combate a incêndios que era usado nos Hercules, já aposentados.

O novo equipamento, que projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permite manter o interior da aeronave pressurizada. No C-130, o tubo de lançamento ficava na parte traseira do avião, que precisavaexecutar a missão com a porta/rampa traseira aberta.

O Hercules pode despejar até 12 mil litros de água de um vez sobre incêndios (FAB)
O Hercules despejava água pela porta traseira (FAB)

O sistema é fornecido pela empresa United Aeronautical Corporation, com sede nos Estados Unidos.

O KC-390 é um dos “aviões cisterna” mais modernos no mercado, se não o mais avançado. O avião fabricado no Brasil é o primeiro com capacidade de combate a incêndios equipado com controles 100% computadorizados (fly-by-wire).

Esse recursos, segundo a Embraer, “reduzem a carga de trabalho da tripulação em missões de combate a incêndios, melhorando a eficiência da operação”.

A fabricante ainda destaca a velocidade da aeronave, o que “garante um menor tempo de trânsito e projeção da capacidade a longa distância, para rápida contenção do fogo”.

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  1. Não acredito, queimadas no Pantanal? Mas isso não acontecia somente na administração anterior? Onde estão as reclamações e protestos dos ecochatos, da mídia televisiva e impressa, daquela fulaninha? Todos calados, bando de hipócritas.
    Falando sobre o equipamento: muito legal quando empresas encontram as mais diversas soluções para problemas do nosso dia a dia, o que permite ampliar ainda mais a versatilidade do C-390/KC-390, muito provavelmente, a melhor aeronave de sua categoria.

  2. Demorou para este Propósito da Aeronave, se esta for de Fato Eficiente a EMBRAER, não vai dar conta de Tantos Pedidos, Aguardei muito pôr este momento e Desejo todo Sucesso ao KC 390

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