LATAM vai investir US$ 2 bilhões no Brasil, mas jatos da Embraer ficam para depois

Grupo chileno se reuniu com presidente Lula em Santiago para apresentar plano de ampliar serviços, sobretudo em manutenção. Acordo para até nove aeronaves E2 estaria ainda em negociação
O LATAM MRO em São Carlos
O MRO da LATAM em São Carlos (CPC Estruturas)

A LATAM Airlines anunciou um plano de investimento de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 11,5 bilhões) no Brasil para os próximos dois anos em encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O protocolo de intenções foi assinado em Santiago do Chile, onde fica a sede do grupo, e prevê ampliar as atividades da companhia aérea em sua instalações, sobretudo no LATAM MRO São Carlos, o maior centro de manutenção da América do Sul.

Além de expandir serviços e produtos , a LATAM pretende formar mão de obra de local, criando mais empregos.

Encomenda de jatos da Embraer ficou para depois?

O encontro entre a cúpula da LATAM e o presidente Lula era cotado para servir de palco para anúncio de uma encomenda de jatos E2, da Embraer.

Jato E195-E2 da Embraer
Jato E195-E2 da Embraer

O governo brasileiro tem feito pressão para que tanto a LATAM quanto a Gol Linhas Aéreas operem aviões da Embraer. Para isso tem acenado com benefícios fiscais só disponibilizados em voos regionais, onde as duas empresas aéreas não atuam hoje.

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Segundo a Folha de São Paulo, a LATAM pode anunciar uma encomenda de cinco a nove jatos E2 em breve já que a empresa, a Embraer e o banco de fomento brasileiro BNDES ainda estariam discutindo os termos de um acordo.

Atualmente, apenas a Azul voa com jatos da Embraer entre as grandes companhias brasileiras.

Além de 43 aeronaves E195 de primeira geração, a empresa aérea fundada por David Neeleman possui 23 E195-E2 e deve receber outros dez aviões apenas em 2024.

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  1. Essas “reuniões” envolvendo a tal figura mencionada são só para apresentar para a mídia, nada mais que isso; tal elemento nada entende do mercado aéreo mas entende muito bem de “comissões”.

  2. Quem reabriu o mercado aéreo no Brasil foi o atual governador de São Paulo, quando ministro atualizando e reformando diversos aeroportos , o governo atual apenas entrou neste barco com se fosse sua ideia.

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