Ações da Azul derretem em meio a rumores sobre concordata

Companhia aérea brasileira avalia alternativas para lidar com dívida bilionária, mas negou possível pedido de proteção judicial nos EUA. Ações fecharam com queda de 25% na quinta-feira
Airbus A330 da Azul (N509FZ)
Airbus A330 da Azul (N509FZ)

A Azul Linhas Aéreas viu suas ações nas bolsas de São Paulo e Nova York caírem bruscamente nesta quinta-feira, 29, após notícia da Bloomberg afirmar que a companhia aérea brasileira avalia entrar com pedido no Capítulo 11 nos EUA.

Os papéis da empresa abriram o pregão valendo R$ 7,30 e chegaram a mínima de R$ 5,40 até o final da manhã, fechando em R$ 5,50, queda de quase 25%, após a direção da Azul negar a reportagem.

Segundo a Bloomberg, a Azul considera o Capítulo 11 como opção extrema, preferindo alternativas como oferta de ações ou captação de financiamento utilizando como garantia a divisão cargueira da companhia – o Citigroup estaria apoiando os estudos.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Além disso, a transportadora fundada por David Neeleman segue conversando com o Grupo Abra, dono da Avianca e da Gol, para buscar potenciais modelagens de fusão ou colaboração entre elas.

Jatos da Gol e Azul
Jatos da Gol e Azul (Alexandro Dias)

Empresa negou opção pelo Capítulo 11

A Azul é hoje a terceira maior companhia aérea do Brasil no mercado doméstico com 29% de participação, atrás da LATAM, a líder com 39%), e da Gol, que mesmo sob proteção judicial nos EUA, ainda detém 32%.

Desde junho a Azul e a Gol mantém um codeshare em voos internos que são complementares em suas malhas aéreas.

Boeing 737-400F cargueiro da Azul
Boeing 737-400F cargueiro da Azul

A companhia aérea evitou uma restruturação financeira durante a pandemia ao renegociar títulos de dívidas no ano passado, mas continua a ter obrigações de leasing de aeronaves com juros elevados.

A desvalorização da moeda brasileira complicou o quadro, que teve perdas líquidas de R$ 3,87 bilhões no segundo trimestre.

Em comunicado na tarde da quinta-feira, a Azul negou a possibilidade de um pedido de restruturação judicial, preferindo buscar soluções amigáveis. A empresa disse ainda que pode conseguir US$ 800 milhões por meio da divisão de carga.

 

1 comment
  1. O programa de milhas da Azul, se comparado ao da Gol, é bem inferior. As milhas expiram relativamente rápida e para se comprar um voo é necessario uma quantidade que nunca é alcançável. Resumindo, só consigo comprar bilhetes em dinheiro. E as passagens são sempre as mais caras. Me surpreende este balanço tão negativo.

Comments are closed.

Previous Post
Jatos são da versão F-16AM e F-16BM

Um dos caças F-16 da Ucrânia caiu na segunda-feira, 26

Next Post
Caça Rafale (Dassault)

Sérvia encomenda 12 caças Dassault Rafale para o lugar de seus MiG-29

Related Posts