Todos os Airbus A350-1000 passarão por inspeção em motores

Agência de aviação civil europeia determinou que os 87 widebodies passem por chegagens após falha em aeronave da Cathay Pacific
Airbus A350-1000
Airbus A350-1000 (IBEX73)

A EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) determinou que os operadores do widebody Airbus A350-1000 realizem inspeções nos motores Rolls-Royce Trent XWB-97, como precaução após um incidente grave com uma aeronave da Cathay Pacific em 1º de setembro.

A Diretiva de Aeronavegabilidade de Emergência (AD) 2024-0174-E estabelece uma inspeção única em fases das conexões de mangueiras flexíveis de combustível dentro dos motores para verificar se há danos.

Segundo a EASA, as inspeções terão que ser realizadas nos próximos 3 a 30 dias, dependendo da idade do turbofan.

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Airbus A350-1000 B-LXI da Cathay Pacific (Hawkeye UK)
Airbus A350-1000 B-LXI da Cathay Pacific (Hawkeye UK)

A autoridade de aviação civil afirmou existiremno momento 86 aeronaves A350-1000 estão em serviço no mundo todo, mas a Airbus divulgou nesta sexta-feira que a frota da aeronave é de 87 jatos após a entrega de mais uma unidade à Japan Airlines.

“Esta ação é uma medida de precaução, baseada nas informações recebidas da investigação inicial do recente incidente grave da Cathay Pacific e nas conclusões da companhia aérea nas suas próprias inspeções subsequentes”, disse o Diretor Executivo da EASA, Florian Guillermet. “Continuaremos acompanhando de perto todas as informações que serão disponibilizadas por meio da investigação de segurança em andamento.”

Aterramento de 48 jatos

Em 1º de setembro de 2024, o A350-1000 B-LXI da Cathay Pacific decolou de Hong Kong para Zurique no voo CX383 e sofreu um incêndio no motor em voo logo após a decolagem.

Motor Rolls-Royce Trent XMB-97 (Julian Herzog)
Motor Rolls-Royce Trent XMB-97 (Julian Herzog)

O incêndio foi detectado e extinto, mas a aeronave retornou para Hong Kong. A Cathay então aterrou a frota e iniciou uma inspeção em todos os seus 48 A350, incluindo a variante A350-900.

Quinze desses jatos de fuselagem larga apresentavam problemas semelhantes nas linhas de combustível, mas empresa conseguiu reparar as primeiras aeronaves durante os últimos dias.

Segundo a EASA os motores Trent XWB-84, instalados no A350-900, embora semelhantes, diferem em design e histórico de serviço. Por ora, a agência afirmou que eles não precisam passar por inspeções.

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