Suécia prepara possível repasse de caças Gripen à Ucrânia

No novo pacote de ajuda militar, o governo sueco fornecerá armamentos no valor de 4,6 bilhões de coroas suecas à Ucrânia, metade em peças de reposição para caças Saab Gripen C/D
Gripen C da Suécia
O Gripen C da força aérea da Suécia (Tuomo Salonen)

A Suécia anunciou o 17º pacote de apoio militar à Ucrânia nesta segunda-feira (9) no valor 4,6 bilhões de coroas (quase R$ 2,5 bilhões) e pela primeira vez os caças Saab Gripen fizeram parte, porém, de forma indireta

O país já manifestou o desejo de doar os caças da versões Gripen C e D para a Força Aérea da Ucrânia, porém, o plano foi pausado enquanto os pilotos e pessoal de terra se familiarizam com o F-16.

“No momento, transferir o JAS Gripen para a Ucrânia não é uma opção viável, pois interferiria na introdução priorizada de caças F-16. No entanto, paralelamente, o governo sueco continua seus esforços para estabelecer condições para um possível suporte futuro de caças JAS 39 Gripen para a Ucrânia”, diz o comunicado.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

forma encontrada pela Suécia para preparar o terreno para futura operação do Gripen foi destinar metade do pacote à aquisição de peças de material que estão sendo utilizadas na fabricação de novos Gripen E/F.

“Ao adquirir novas peças de material, vários JAS 39C/D deixarão de ser desmantelados e poderão – se o governo sueco decidir assim – ser considerados para uma possível doação futura à Ucrânia”, acrescentou o governo.

Caça F-16 da Ucrânia
Caça F-16 da Ucrânia

Poucos F-16 em serviço

A Força Aérea da Suécia tem cerca de 70 caças Gripen C e 23 Gripen D (dois assentos) e está perto de colocar em serviço o Gripen E, variante mais moderna e capaz.

A Ucrânia, por outro lado, recebeu seus primeiros F-16 doados pela Dinamarca em julho e que estrearam em ação no mês seguinte na defesa aérea do país contra ataques russos.

No entanto, um dos caças caiu em circunstâncias ainda não esclarecidas. O piloto faleceu.

1 comment
  1. Doem os Gripens C/D para o Brasil pelo amor de Deus, somos parceiros no projeto, sejam mais maleáveis conosco Suécia.

Comments are closed.

Previous Post
Novo avião comercial da Boeing será feito em suas raízes

Novo avião comercial da Boeing será produzido nas fábricas tradicionais, diz empresa

Next Post
Um dos vagões do primeiro trem de metrô que atenderá o Aeroporto de Congonhas já em São Paulo

Primeiro trem do Aeroporto de Congonhas já está em São Paulo

Related Posts