COMAC C919 para Lhasa, no Tibete, o “teto do mundo”

Aeronave comercial chinesa pousou pela primeira vez no Aeroporto Lhasa Gonggar, que fica a 3.570 m de altitude
A aeronava de test C919 pousa em Lhasa
A aeronava de test C919 pousa em Lhasa

Um dos jatos de teste C919, da COMAC, voou de Chengdu para o Aeroporto Internacional Lhasa Gonggar, localizado a uma altitude de 3.570 metros (11.713 pés).

É a primeira vez que a aeronave comercial desenvolvida na China opera em um aeroporto tão elevado, na região conhecida como “teto do mundo”.

O C919 de matrícula B-919G se encontrou com um jato regional ARJ21, que está realizando voos de demonstração no Planalto Qinghai-Xizang, disse a COMAC.

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“Desta vez, voando para Lhasa, a aeronave C919 realizará testes de voo de desenvolvimento dos sistemas críticos para a operação em planaltos elevados, como sistema de controle ambiental, sistema aviônico e sistema de usina de energia, bem como verificações de adaptabilidade aeroportuária em planaltos elevados,” acrescentou a fabricante chinesa.

O ARJ21 e o C919 em Lhasa (COMAC)
O ARJ21 e o C919 em Lhasa (COMAC)

A COMAC está desenvolvendo o C919 Plateau, uma variante menor do C919 com 140 assentos e apropriada para operações em locais elevados. A companhia aérea Tibet Airlines deverá ser sua primeira cliente, além de parceira no projeto.

Já o ARJ21, uma aeronave para 90 passageiros que já teve mais de 100 unidades entregues, tem sido avaliada em voos no platô desde agosto.

Até o momento, a COMAC completou 62 horas de voos na região, operando em 25 rotas desde 21 de agosto.

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