África do Sul mostrou interesse em adquirir o C-390, diz Embraer

Força de Defesa Nacional da África do Sul “avançou em processo de aquisição” da aeronave de transporte militar e até presidente do país a conheceu
C-390 com as cores da Força Aérea da África do Sul
C-390 com as cores da Força Aérea da África do Sul (Embraer)

A Embraer anunciou ter obtido um avanço importante na concorrência da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF) por um novo avião de transporte tático.

A aeronave multimissão C-390 Millennium esteve presente no evento África Aerospace & Defence (AAD), realizado na Base Aérea de Waterkloof, entre os dias 18 e 22 de setembro.

A AAD deste ano contou com poucas participações de aeronaves relevantes, tendo o C-390 e o cargueiro chinês Y-20 como principais destaques.

Sem a presença do rival Super Hercules, a Embraer aproveitou a segunda passagem do Millennium no país para apresentar a aeronave ao presidente da África do Sul, Matamela Cyril Ramaphosa, e à Ministra da Defesa, Angie Motshekga.

A Embraer marcou presença com o C-390 Millennium
A Embraer marcou presença com o C-390 Millennium

A aeronave de transporte tático também foi avaliada pela Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF).

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“A Embraer reconhece o profissionalismo e a dedicação da SANDF durante o processo de seleção em curso para renovar sua frota de aviões de transporte, pois o C-390 é um ativo estratégico importante que oferece versatilidade, alcance e velocidade excepcionais. Temos confiança de que a aeronave é adequada para atender às necessidades da Força de Defesa Nacional da África do Sul, bem como de outras autoridades governamentais”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“A Força de Defesa Nacional da África do Sul teve a oportunidade de avaliar o C-390 Millennium e apreciamos a ampla gama de capacidades e tecnologia que experimentamos. A SANDF demonstrou interesse no C-390 Millennium, à medida que avança nos passos necessários para a seleção da tão necessária capacidade de transporte estratégico”, informou a Força de Defesa Nacional da África do Sul.

C-130 em condições precárias

A Força Aérea da África do Sul possui uma frota bastante precária de turboélices C-130B Hercules, da Lockheed Martin. O país chegou a lançar uma concorrência para reformá-los mas desistiu tempos depois.

O C-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga em velocidade muito acima de seu rival e executar uma ampla gama de missões.

A Força Aérea da África do Sul teria seis C-130B em sua frota, mas as condições são desconhecidas (Bob Adams)
A Força Aérea da África do Sul teria seis C-130B em sua frota, mas as condições são desconhecidas (Bob Adams)

Desde 2019, o C-390 Millennium tem realizado transporte tático de tropas, cargas, veículos e equipamentos, evacuação médica, gerenciamento de desastres, ajuda humanitária, resposta rápida a crises, busca e resgate, reabastecimento aéreo e combate a incêndios.

O C-390 Millennium foi selecionado até o momento pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul e República Tcheca.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Jato C919 da China Eastern é abastecido com SAF (CEA)

Jato chinês COMAC C919 voa com combustível sustentável

Related Posts
Total
0
Share