Força Aérea Brasileira recebe o 7º Embraer KC-390

Aeronave foi entregue mais de 15 meses após jato Millennium anterior. FAB tem ainda 12 jatos pendentes de entrega
O 7º KC-390 da FAB, matrícula 2859
O 7º KC-390 da FAB, matrícula 2859

A Força Aérea Brasileira (FAB) finalmente recebeu um novo KC-390 Millennium nesta sexta-feira, 27, o sétimo da frota.

O jato multimissão de matrícula FAB 2859 foi entregue pela Embraer na fábrica de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

Desde 16 de junho, a Força Aérea não recebia um novo KC-390 e, segundo uma programação anterior, tinha previsão de contar com a 7ª aeronave no final do ano passado, ocasião em que o C-130 Hercules seria aposentado.

O avião de transporte tático será operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta nova aeronave, temos orgulho de poder contribuir ainda mais para o sucesso operacional das mais variadas missões da FAB”, afirmou Bosco da Costa Júnior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Aeronave ficará baseada no Galeão
Aeronave ficará baseada no Galeão

A entrega também coincide com o aniversário de cinco anos da estreia operacional do KC-390 Millennium com a própria FAB, em 4 de setembro de 2019. Naquela época, a Aeronáutica possuía um pedido de 28 aeronaves, mas que foi reduzido para 19 jatos pelo comandante da força na gestão anterior.

Além do sete KC-390 operacionais, a FAB tem também um oitavo avião, matrícula 2852, que está emprestado para a Embraer para servir como demonstrador em eventos no exterior.

C-390 da Hungria
O C-390 da Hungria pousa após primeiro voo (Embraer)

Com a nova entrega, há 10 aeronaves em serviço no mundo, duas com a Força Aérea de Portugal e uma com a Hungria.

A Embraer tem ainda 30 C-390 a serem entregues para o Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.

A empresa espera anunciar novos clientes em breve, contudo. Países como Suécia, Índia, Arábia Saudita e África do Sul estão entre os que avaliam o Millennium e podem chegar a uma decisão nos próximos meses.

 

Previous Post
MC-21

Rússia mira em jato comercial para até 150 passageiros

Next Post

Órgão de segurança dos EUA vê potencial problema em leme do Boeing 737

Related Posts