Suécia pode adquirir apenas três jatos Embraer C-390

Total de aeronaves da Embraer foi revelado pelo Ministro da Defesa, José Múcio, em entrevista. País europe avalia também o C-130J Hercules
C-390 da Embraer: Suécia interessada em apenas três aviões
C-390 da Embraer: Suécia interessada em apenas três aviões

A Força Aérea da Suécia estaria inclinada a adquirir apenas três jatos C-390 Millennium, da Embraer, revelou o Ministro da Defesa, José Múcio

Em entrevista à Reuters, o representante do governo federal afirmou que as negociações estão “caminhando bem e sem problemas”, mas não forneceu qualquer prognóstico sobre a decisão.

Concorre com o C-390 o turboélice C-130J Super Hercules, fabricado da Lockheed Martin, dos EUA.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os governos sueco e brasileiro já conversam há vários meses sobre uma “aquisição casada” em que a Força Aérea Brasileira encomendaria um segundo lote de caças Saab Gripen enquanto sua contraparte escolheria o Millennium para o lugar de seus antigos C-130 Hercules pelo jato da Embraer.

Turboélice C-130J
Turboélice C-130J (Lockheed Martin)

No entanto, há algum tempo não há novos desdobramentos das conversas. Em agosto, o chefe da Força Aérea da Suécia, Major-General Jonas Wikman, disse que tanto o C-390 quanto o C-130J preenchem os requisitos e que a decisão será “política”.

De C-130J usados para nova concorrência

A Suécia chegou a anunciar que iria adquirir aeronaves C-130J de segunda mão da Itália em meados de 2022, mas no começo de 2023 mudou de ideia e reabriu o plano de substituir seus antigos Hercules por aviões novos.

O número de aeronaves sugerido por Múcio, no entanto, cobre apenas metade da atual frota de Hercules da Suécia.

C-130H da Suécia
C-130 da Suécia (FAS)

A Força Aérea possui cinco C-130H com cerca de 43 anos em serviço além de um avião-tanque KC-130 ainda mais antigo, com 55 anos em atividade.

Para compensar a vantagem da Lockheed Martin em oferecer uma aeronave já conhecida pelas forças armadas suecas, a Embraer aposta na integração com outros membros da OTAN que escolheream o C-390 como Holanda, Portugal, Hungria e República Tcheca.

 

2 comments
  1. Acredito que a Suécia virá ao time KC 390 mesmo com pressão dos EUA. Os motores IAE V2533(mesmos da família Airbus A320) são um trunfo! para as necessidades da OTAN ele excede expectativas!
    Hércules está cansado, tem muitos problemas com longarinas tanto que não vende na carga devido esse “probleminha ” de projeto. Dinamarca, Noruega, Finlândia quem sabe também não se engracem pro nosso lado!

Comments are closed.

Previous Post
O último KC-10 Extender sai de serviço na Força Aérea dos EUA

Após 44 anos em serviço, avião-tanque KC-10 é aposentado pela Força Aérea dos EUA

Next Post
Jato E195-E2 de matrícula PS-AEX da Azul

Azul terá de receber um jato novo da Embraer a cada 10 dias para cumprir promessa feita a Lula

Related Posts