Airbus entrega 50 aeronaves em setembro e fica mais distante de meta anual

Até aqui, fabricante entregou apenas 497 jatos comerciais. Previsão atualizada espera por entregas de 770 aeronaves em 2024
Airbus A350 da Air India
Airbus A350 da Air India

A Airbus até conseguiu ampliar um pouco o número de jatos comerciais entregues em setembro, comparado a agosto, mas não o suficiente para se aproximar da meta anual de 770 aeronaves.

No mês passado foram entregues 50 aviões, cinco a menos do que em setembro de 2023. Até setembro foram 497 jatos, uma ligeira alta de 1,8% em relação ao ano passado.

Isso significa que a Airbus terá de entregar 273 aeronaves no 4º trimestre se quiser cumprir sua meta revisada (a original era de 800 aeronaves em 2024).

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Em média, terão de ser entregues 91 aviões por mês contra 81 jatos se a companhia tivesse conseguido ao menos manter o ritmo em setembro.

As entregas da Airbus até setembro
As entregas da Airbus até setembro

Como tem sido rotineiro, a dificuldade em dar vazão às entregas está relacionada à falta de componentes, sobretudo motores, causada pelos persistentes problemas enfrentados pela cadeia de suprimento.

A empresa afirmou à Reuters que segue empenhada em atingir a meta, mas analistas de mercado já esperam por um número ligeiramente menor, em torno de 750 aeronaves entregues.

O 4º trimestre é tradicionalmente o de maior volume de entregas. Em 2023, a Airbus enviou 247 aviões a seus clientes nesse intervalo, 112 apenas em dezembro.

Família A220 é a que mais cresce

As dificuldades com as entregas afetam todas as quatro famílias de aeronaves da Airbus.

Evolução de entregas mês a mês
Evolução de entregas mês a mês

A que apresenta maior crescimento é o A220, com 9,8% de alta, mas cuja participação é pequena no bolo, com 45 aeronaves entregues.

Os widebodies A330 e A350 estão com números idênticos aos de 2023, com 20 e 36 entregas, respectivamente. Apenas o A330-900 mostra um crescimento maior, com 9,8% acima do ano passado.

É a família A320neo, no entanto, que impacta nos resultados ruins. Até aqui foram entregues 396 aviões, apenas cinco a mais do que em 2023.

Enquanto o A321neo, hoje seu jato comercial mais popular, entregou nove aeronaves a mais do que em 2023, o A320neo está um avião abaixo do volume do ano passado.

As entregas da Boeing e da Airbus até setembro
As entregas da Boeing e da Airbus até setembro

Susposto pedido gigante da Air India

Mesmo não dando conta da demanda, a Airbus continua a fechar novos acordos significativos.

A companhia europeia revelou um total de 235 pedidos em setembro, sendo 80 jatos A320neo para a arrendadora CDB Leasing e 70 aeronaves da mesma família para a low-cost filipina Cebu Pacific.

Já um pedido de 85 aeronaves (20 A320neo, 55 A321neo e dez A350) apareceu relacionado a um cliente não revelado.

Fontes na indústria, no entanto, afirmaram que o comprador é a Air India, que tem investido pesadamente na ampliação da frota.

A carteira de pedidos pendentes de entrega da Airbus atingiu 8.749 aeronaves.

 

 

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