Jato chinês ARJ21 vai se chamar C909

Avião comercial da COMAC foi flagrado com nova denominação na China, para ficar alinhado ao irmão maior, o C919
O C909, novo nome do ARJ21 (Weibo @不Chi胡萝卜的兔子)
O C909, novo nome do ARJ21 (Weibo @不Chi胡萝卜的兔子)

A COMAC , fabricante chinesa de aviões comerciais, teria decidido rebatizar seu jato regional ARJ21-700, que agora se chamará C909.

Uma imagem publicada na rede social Weibo revelou um avião de demonstração da fabricante chinesa com a nova denominação.

A aeronave MSN 101156 aparece com os dizeres “COMAC EXPRESS” e uma matrícula provisória B-099A.

A mudança fará o C909 ficar alinhado com seu “irmão maior”, o C919, um jato de passageiros com cerca de 170 assentos, e com o widebody C929 atualmente em desenvolvimento.

COMAC ARJ21-700 - China Express Airlines
Jato chinês ARJ21 da China Express (Xinhua)

É uma estratégia semelhante a que Boeing e Airbus adotam, a primeira com a série 7X7 e a segunda com o AXXX.

“Advanced Regional Jet”

O ARJ21 surgiu em 2002 com o objetivo de estabelecer uma linha de aeronaves comerciais chinesa após alguns projetos fracassados.

Batizado como”Advanced Regional Jet” (ARJ), o avião foi baseado claramente no MD-80/90, dos EUA, apenas com algumas mudanças pontuais.

O jato possui uma configuração com dois motores turbofan GE CF-34, os mesmos dos Embraer E-Jets de primeira geração e pode transportar até 90 passageiros.

A agora C909 ao lado do irmão C919
A agora C909 ao lado do irmão C919 (VIA)

A entrada em serviço ocorreu em 2016 após um longo período de desenvolvimento. Ao menos 150 aeronaves já foram entregues a clientes, a grande maioria companhias aéreas chinesas.

Com o novo nome C909, a COMAC possivelmente espera conquistar novos pedidos, sobretudo fora da China, e passar a oferecer seu portfólio de uma forma mais integrada, como fazem suas concorrentes ocidentais.

O C909 pode ser apresentado oficialmente no Zhuhai Airshow, maior evento aerospacial chinês e que ocorrerá entre 12 e 17 de novembro, na província de Guangdong.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF

Embraer perde parceira americana do projeto do KC-390 para a Força Aérea dos EUA

Related Posts
Total
0
Share