A novata Riyadh Air decidiu diversificar sua frota com jatos da Airbus. A companhia aérea da Árabia Saudita anunciou nesta quarta-feira, 25, ter fechado um pedido firme para 60 jatos A321neo.
A escolha da aeronave da Airbus ocorre quase um ano após rumores sobre uma encomenda de Boeing 737 MAX, que foi cogitada para ocorrer durante o Dubai Airshow, em novembro de 2023.
O A321neo é atualmente a aeronave comercial de maior sucesso na aviação, com mais de 6.700 pedidos firmes até setembro.
A Riyadh Air, no entanto, não especificou quais variantes deverá receber. Além do A321neo padrão, há o A321LR e o novo A321XLR, de ultra longo alcance, que acaba de ter sua primeira aeronave entregue.
Estreia marcada para 2025
A empresa saudita havia escolhido o Boeing 787-9 Dreamliner para operar suas rotas de longa distância em março de 2023.
Um total de 39 widebodies foram encomendados, com 33 opções de compra. Portanto, a frota da Riyadh Air terá 132 jatos caso seja exercido o direito pelos slots na linha de produção da Boeing.
A Riyadh Air pretende estrear suas primeiras rotas em 2025 e transformar o Aeroporto Internacional King Khalid em um hub global nos moldes do que faz a Emirates Airline em Dubai.
“Este investimento não só nos permitirá apoiar o crescimento econômico na indústria da aviação, como também garantirá que a Riyadh Air opere uma das frotas mais eficientes em termos de combustível. Será fundamental para ajudar a Arábia Saudita a atingir suas metas de descarbonização”, disse Tony Douglas, CEO da Riyadh Air.
“Estamos orgulhosos de receber a Riyadh Air como um novo cliente e parceiro da Airbus. A aeronave A321neo de última geração trará eficiência excepcional às operações da companhia aérea, contribuições concretas para suas metas de descarbonização e conforto para seus passageiros”, disse Christian Scherer, CEO da divisão comercial da Airbus.