A Embraer e a Rheinmetall fecharam um acordo para fornecer um simulador de voo completo para a aeronave C-390 Millennium à Força Aérea Real da Holanda, que encomendou cinco unidades das aeronave. Essa parceria, além de um simulador avançado, inclui uma estação de instrução para o loadmaster e uma estação de treinamento baseado em computador (CBT), desenvolvida em colaboração com a ETI. A previsão é que todos os sistemas estejam operacionais até o final de 2026.
O simulador do C-390, com qualificação de nível D, oferece realismo em condições normais e de emergência, incluindo mais de 350 simulações de cenários críticos. Criado para dar suporte a operações militares, o equipamento é reconhecido pela fácil manutenção e conforto para o treinamento de pilotos.
“Os dispositivos de treinamento do C-390 irão possibilitar preparação e treinamentos de missões em um ambiente muito realista para a Força Aérea Real da Holanda”, disse Stefan Klaes, Head de Vendas e Sistemas de Aviação da Rheinmetall. Ele destacou o compromisso de ambas as empresas em fornecer soluções de treinamento de alta qualidade para o C-390.
O acordo também inclui uma estação de instrução específica para o loadmaster (CHST), proporcionando treinamento detalhado para as tripulações em procedimentos de carga e descarga. Com tecnologia de visualização de última geração, o sistema permite uma visão interna do compartimento de carga e uma visão externa completa da aeronave, o que facilita o treinamento em operações realistas.
A estação de treinamento baseado em computador (CBT) permite que pilotos, loadmasters e equipes de manutenção tenham acesso a treinamentos teóricos sobre a aeronave C-390. O sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) utilizado é compatível com a tecnologia SCORM, que oferece flexibilidade e qualidade no treinamento contínuo de todos os envolvidos nas operações.
C-390 Millennium: um ativo estratégico
O C-390 Millennium é uma aeronave de transporte militar com capacidade de 26 toneladas de carga útil e velocidade máxima de 470 nós. Projetado para enfrentar missões complexas, o modelo é ideal para operações em pistas não pavimentadas e para uma variedade de cenários, desde transporte de carga e equipes até apoio humanitário, combate a incêndios e evacuação médica.
Com mais de 15.000 horas de voo acumuladas, o C-390 apresenta uma taxa de capacidade de missão de 93% e conclusão de missão acima de 99%, números que refletem sua confiabilidade. Além da Holanda, países como República Tcheca, Hungria e Portugal, e ainda Brasil, Áustria e Coreia do Sul, já selecionaram o C-390 para suas forças armadas, consolidando-o como uma escolha estratégica para operações militares e civis complexas.