A 9ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), terá início neste domingo, 3 de novembro, e se estenderá até o dia 15 na Base Aérea de Natal, no Rio Grande de Norte.
Maior exercício militar da América Latina, o CRUZEX conta com a presença de várias forças aéreas e reunirá cerca de 100 aeronaves.
E elas já estão chegando à Parnamirim, onde fica a base aérea. Nesta semana, por exemplo, um Boeing C-17 da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no local, já nos preparativos da preparação para o evento.
A USAF, inclusive, terá uma estreia no Brasil, o caça Boeing F-15C Eagle, um dos mais respeitados jatos de combate do mundo. Um destacamento da 159ª Ala de Caças, da Guarda Aérea Nacional baseado em Louisiana.
Com ele também são esperados um KC-135 e um KC-46A, ambos de reabastecimento aéreo. Os aviões devem pousar no Brasil durante o final de semana.
IA-63 Pampa da Argentina e C-390 de Portugal
A lista de aeronaves confirmadas é bastante variada em inclui o C-390 Millennium da Força Aérea de Portugal, os caças F-16 chilenos, um KC-767 da Colômbia, os turboélices de treinamento AT-27 Tucano do Paraguai e KT-1P do Peru, e o jato de treinamento IA-64 Pampa, da Argentina, entre outros.
O evento ocorre semanas após a FAB perder um caça F-5EM em Natal. A aeronave apresentou um problema no motor e o piloto ejetou em segurança.
O CRUZEX 2024 também marca a estreia dos novos caças Saab Gripen F-39E da Força Aérea Brasileira.