Caças ‘invisíveis’ Su-57 e J-35 podem aparecer no Zhuhai Airshow na China

Jatos de combate de 5ª geração constam de uma lista não oficial de aeronaves que estarão em exposição no evento aeroespacial chinês
Caças steatlh J-35 e Su-57
Caças steatlh J-35 e Su-57

O Zhuhai Airshow, na China, é um dos mais importantes eventos aeroespaciais do mundo e palco para a apresentação de aeronaves avançadas do país asiático e a edição de 2024 não será diferente.

Marcada para ocorrer entre 12 e 17 de novembro, a exibição poderá contar com duas presenças marcantes, os caças furtivos (invisíveis aos radares) Sukhoi Su-57 e Shenyang J-35A.

Uma lista de aeronaves que circula nas redes sociais inclui o caça de 5ª geração russo na variante em produção atualmente e também no modelo de exportação Su-57E.

Já o novo caça chinês pode fazer seu estreia na variante naval após ser flagrado várias vezes em testes de voo.

Foto do J-35 parece ter sido tirada há mais tempo
Foto do J-35 parece ter sido tirada há mais tempo (Weibo)

A aparição do Su-57 em Zhuhai é uma rara oportunidade para a estatal United Aircraft Corporation buscar potenciais clientes já que a empresa tem participado de poucos shows aéreos após a invasão militar russa à Ucrânia em 2022.

O caça está em serviço na Força Aérea da Rússia, mas em um pequeno números de aviões em meio a um ritmo de produção que sugere ser baixo.

A variante de exportação Su-57E visa países que ainda mantém relações amistosas com Moscou. Embora não seja um potencial cliente, a China tem sido uma apoiadora do presidente Vladimir Putin, em meio à críticas do Ocidente.

Caça para o porta-aviões Fujian

Rússia e China têm buscado reduzir a influência dos Estados Unidos no contexto global e para isso investem em programas aeroespaciais próprios, mas os chineses se diferenciam pelos enormes recursos financeiros disponíveis.

A Força Aérea da Rússia tem uma encomenda de 76 caças Su-57
A Força Aérea da Rússia tem uma encomenda de 76 caças Su-57

A Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLAN), por exemplo, está em meio a um programa de construção de porta-aviões convencionais de grande porte.

O Fujian é a primeira dessas embarcações, com catapultas eletromagnéticas e capacidade para transportar dezenas de aeronaves incluindo o J-35A.

O caça é uma variante naval avançada do FC-31, um caça stealth de dois motores que foi oferecido originalmente para a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF), mas superado pelo maior Chengdu J-20.

O novo porta-aviões é equipado com três catapultas eletromagnéticas, mais eficientes
O novo porta-aviões é equipado com três catapultas eletromagnéticas, mais eficientes

O J-35A é um caça com feições que lembram o Lockheed Martin F-35C, que opera na Marinha do EUA.

A Shenyang também ambiciona uma variante de exportação do J-35, mas o estágio do projeto é desconhecido.

A despeito dos rumores, não será surpresa se ambos furstrarem as expectativas e não participarem do Zhuhai Airshow. Não será a primeira vez.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O Embraer E190 da United Nigeria pousa em Lagos

Cliente da Embraer na Nigéria recebe primeiro Embraer E190

Next Post
A China Eastern terá 68 A321neo em sua frota

Ainda sem rival chinês, Airbus entrega primeiros A321neo para a China Eastern Airlines

Related Posts
Total
0
Share