A China Eastern Airlines (CEA) é a nova operadora do A321neo, maior variante da família A320neo da Airbus.
Dois jatos equipados com motores CFM Leap-1A voaram de Hamburgo, na Alemanha, para a China em 29 e 31 de outubro, marcando as primeiras entregas do modelo.
A companhia aérea chinesa, uma das maiores do país, tem um pedido de 68 aeronaves junto à Airbus. Os aviões estão configurados com 198 assentos, sendo 12 na classe executiva e 186 na econômica.
Os A321neo de matrícula B-32HX e B-32HY se juntam à maior frota de aeronaves da Airbus na China. A China Eastern Airlines possui 450 jatos da fabricante europeia, sendo 374 da família A320, 56 A330 e 20 A350.
Entre as três grandes companhias aéreas estatais chinesas, no entanto, apenas a CEA não operava o A321neo, atualmente o jato comercial mais popular do mundo.
A Air China possui 30 aeronaves e a China Southern Airlines, outros 64 aviões.
COMAC prepara um rival para o A321neo
A China Eastern é a cliente de lançamento do C919, um jato comercial similar ao A320neo e que é fabricado no país pela COMAC. Já existem oito deles em serviço na empresa de um pedido de 105 aviões.
A fabricante chinesa também planeja um C919 de maior capacidade, chamada de “Stretched Variant” e que deve levar cerca de 210 passageiros.
O anúncio da versão foi feito há um ano, mas desde então a COMAC não deu mais detalhes sobre o status do projeto.