A LATAM Brasil anunciou um investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar no LATAM MRO (Maintenance, Repair, and Overhaul) em São Carlos, São Paulo, visando à manutenção de aviões Boeing 787 Dreamliner.
Este projeto amplia o maior centro de manutenção aeronáutica do grupo LATAM, com previsão de conclusão das obras em setembro de 2025. O início das atividades no local ocorrerá dez meses após o começo da construção, que está agendada para 15 de novembro de 2024.
Além da modernização e expansão do espaço, a obra gerará cerca de 300 novos empregos diretos na região. As oportunidades vão abranger diversas funções, como auxiliares, almoxarifes, mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros e compradores.
A construção do novo hangar também permitirá à LATAM realizar a manutenção de aeronaves Boeing 787 diretamente no Brasil, o que representa uma mudança estratégica importante, pois esses procedimentos são atualmente realizados no exterior.
A internalização dos serviços no Brasil possibilita à companhia reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a flexibilidade nas operações de retorno das aeronaves à frota. Vale lembrar que, no final de outubro, a LATAM anunciou a encomenda de mais 10 unidades do Boeing 787, expandindo sua frota para 52 aeronaves até 2030.
A estrutura do novo hangar
O projeto do novo hangar contará com instalações capazes de abrigar grandes aeronaves, incluindo espaços para pintura e manutenção preventiva de até três aviões da família Airbus A320 simultaneamente.
A LATAM planeja implementar tecnologias avançadas para aprimorar a qualidade dos serviços, como o uso de drones para inspeções detalhadas e carrinhos autônomos para a logística interna, ambos já em uso no centro de manutenção de São Carlos. Essas inovações garantem mais precisão e agilidade, otimizando o tempo de revisão e inspeção das aeronaves.
O LATAM MRO em São Carlos é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da LATAM na América do Sul, empregando atualmente cerca de 2 mil profissionais. Com uma estrutura de 95 mil m², o centro possui 22 oficinas dedicadas a diversos aspectos da manutenção aeronáutica, todas equipadas com tecnologia de ponta e certificações internacionais.
O MRO de São Carlos é responsável por mais de 60% das manutenções programadas das aeronaves do grupo, contando com certificações da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e da Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC).