A Star Air é uma empresa aérea regional indiana de atuação restrita mas que tem crescido velozmente desde sua estreia em 2019.
Operando uma frota de cinco Embraer ERJ 145 de 50 assentos e quatro E175 com 76 lugares, a empresa baseada em Bangalore, no sul da Índia, já atende a 22 destinos.
O plano, no entanto, é expandir sua atuação nos próximos anos e para isso a Star Air pretende introduzir mais seis jatos E175 nos próximos 16 meses.
Possivelmente arrendadas, duas delas serão adicionadas até março de 2025 e as outras quatro, entre abril do ano que vem e março de 2026.
Outros dez aviões são esperados até o final do ano fiscal de 2027, mas a empresa aérea não explicou se seria mais Embraer ou algum outro tipo de aeronave.
Portanto, a Star Air chegaria a uma frota de 25 aeronaves, ou três vezes mais do que hoje.
Malha aérea que não compete com grandes indianas
A companhia aérea regional tem conseguido crescer com uma estratégia de voos entre localidades menores, com exceção de Bangalore.
Com isso, oferece serviços em rotas que as grandes transportadoras indianas não se interessam como a IndiGo, a maior delas com 400 aeronaves, das quais 45 são turboélices ATR.
O mercado de viagens aéreas da Índia é considerado o mais promissor do mundo, o que explica as enormes encomendas anunciadas não apenas pela IndiGo como também pela Air India, agora sob o controle do grupo Tata.
A expansão da Star Air tem sido também uma chance para a Embraer demonstrar suas aeronaves em um país onde eles são quase que ignorados.
A fabricante brasileira tem feito esforços para mudar o cenário e até já cogitou uma linha de montagem local para atrair mais pedidos.