A empresa brasileira Akaer iniciou as etapas preliminares para produzir componentes do avião regional D328eco. Desenvolvido pela alemã Deutsche Aircraft, o turboélice foi projetado para operações civis e militares com foco em eficiência e baixo impacto ambiental.
A fuselagem frontal do D328eco será fabricada na unidade da Akaer, em São José dos Campos (SP). A montagem da linha de produção está prevista para o primeiro semestre de 2025, conforme anunciado por Cesar Silva, CEO da Akaer.
A primeira entrega da fuselagem do D328eco deve acontecer no começo de 2026, com a operação comercial da aeronave programada para o final de 2027.
D328eco aposta na versatilidade e na sustentabilidade
Com capacidade para 40 passageiros, o D328eco é uma aeronave turboélice que poderá voar com SAF (Sustainable Aviation Fuel), visando uma redução significativa das emissões de carbono.
Além da sustentabilidade, a versatilidade é um dos destaques do D328eco. Ele pode ser adaptado para uma variedade de operações, desde transporte de passageiros até missões de resgate, atividades militares e combate a incêndios.
A aeronave também possui características que a tornam adequada para operações em locais remotos: sua capacidade de pouso em pistas curtas e não pavimentadas amplia as possibilidades de operação em regiões isoladas.