Quem nunca tentou esticar o pescoço para ver a tela do raio-x nas revistas dos aeroportos? Os agentes que operam essas máquinas precisam ter visão afiada para encontrar objetos proibidos em meio a roupas, sapatos, livros, chocolates e cuecas. Como eles encontram esses itens? Aqui está sua chance de finalmente espiar a bagagem alheia, ou perigosa!
A lista do que não pode ser levado a bordo de aviões é longa e inclui principalmente itens pontiagudos e inflamáveis, além de artigos perigosos, como armas de fogo e explosivos. As máquinas de raio-x utilizadas nos aeroportos são como às de hospitais, mas combinada a programas de computador que colorem os objetos das malas de acordo com sua densidade.
Roberto Sergnese, presidente da Simulscan, empresa italiana que oferece treinamento de triagem em máquinas de raio-x para aeroportos, afirmou à revista Wired que a verificação começa a partir de três questões: “O que você está procurando? Com o que isso se parece? E como isso pode aparecer na imagem do raio-x?”.
Sergnese, que já foi especialista de segurança das companhias Continental, Pan Am e American Airlines, revelou que apesar de toda experiência em alguns casos pode ser impossível reconhecer o contéudo dentro de uma simples sacola.
[twentytwenty] [/twentytwenty]
Passageiros não podem carregar aerossóis na bagagem de mão em voos comerciais (Simulscan)
“Você não tem que reconhecer tudo dentro de um saco”, diz Sergnese a publicação. “Isso simplesmente não é viável. O truque é saber o que as ameaças são e como identificá-las. Isso significa saber, por exemplo, como um terrorista pode formar um dispositivo explosivo improvisado. Ninguém virá com uma bomba como nos desenhos”, completou.
[twentytwenty] [/twentytwenty]
O canivete de bolso por pouco não passou pela revista (Simulscan)
As imagens de raio-x de bagagens divulgadas pela Simulscan são casos reais e simulações, algumas nada discretas. No entanto, é surpreende como objetos perigos, como uma pistola ou um canivete de bolso, podem se esconder dentro de uma mala misturados a outros itens.
[twentytwenty] [/twentytwenty]
Uma simples sacola pode esconder objetos perigosos; o revolver por pouco passava (Simulscan)
Recipientes com mais de 100 ml de conteúdo líquido ou cremoso também são barrados (Simulscan)
As autoridades também fazem vista grossa a bagagens com líquido em excesso ou cremes e géis – materiais com essa mesma densidade podem ser utilizados para construir explosivos.
Veja mais: Engenheiro quer criar cápsulas de fuga para aviões comerciais
Gostei dessa página. Preciso de um colchão anti inflamatório mas afirmou que não pode ser muito rígido. Quem daqui já viu esse da Colchão Inteligente que apareceu na Ana Maria Braga? http://ocolchaointeligente.com.br