No dia da mentira, Azul anuncia retorno do Concorde

Companhia planeja trazer até cinco unidades do jato supersônico ao país para voos domésticos
Voando a 2.200 km/h, o Concorde vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 15 minutos (Airway)
Voando a 2.200 km/h, o Concorde vai ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 15 minutos (Airway)

A companhia aérea Azul balançou o mundo da aviação comercial nesta sexta-feira (1/4). A empresa anunciou o retorno do jato supersônico Concorde, aposentado na Europa em 2003. Com capacidade para até 120 passageiros, a aeronave alcança a velocidade máxima de 2.200 km/h, o que vai permitir ligar São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 15 minutos.

Com cinco unidades encomendadas, a empresa planeja receber o primeiro equipamento já nos próximos dias e dar início aos voos regulares em junho, quando fará evento de lançamento no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Inicialmente, o novo Concorde da Azul será operado a partir dos aeroportos de Viracopos e Congonhas, com voos para Marília, Araçatuba, Montes Claros, Passo Fundo, Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife.

Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, a novidade é um marco na história da aviação mundial e será um divisor de águas no setor. “Traremos mais dinamismo às viagens de curta e longa distância dentro do país, já que o Concorde é a aeronave comercial mais rápida do mundo. Elas serão equipadas com modernas e confortáveis poltronas em uma cabine de classe única. O serviço e entretenimento de bordo ainda estão em fase de planejamento, mas a ideia é que não haja muitas opções, uma vez que os voos serão muito curtos”, afirma Neves.

A Azul ainda aguarda autorização dos órgãos reguladores para operar os novos voos, assim como o certificado para operar as novas aeronaves. Em breve, a companhia divulgará mais detalhes sobre essa operação…

O Concorde da Azul leva até 120 passageiros (Azul)
O Concorde da Azul transporta até 120 passageiros (Azul)

Peça de museu

Se você chegou até essa parte do texto e acreditou em tudo, experimente ver que dia é hoje… O Concorde operou comercialmente entre 1976 até 2003 e durante toda sua trajetória foi utilizado somente por duas companhias: Air France e British Airways.

Curiosamente, a primeira empresa que encomendou o jato supersônico foi a Panair do Brasil. Entretanto, a companhia acabou falindo antes de concluir a negociação pelas aeronaves.

Após o acidente com um Concorde da Air France, em julho do ano 2000, a aeronave passou a ser questionada, tanto pela segurança como pelo alto consumo de combustível. Uma versão melhorada foi desenvolvida, mas não foi suficiente para estender a vida do avião. Todos os aparelhos remanescentes foram desativados em 2003. Foram fabricados apenas 20 unidades.

Veja mais: Richard Branson investe em jato comercial supersônico

5 comments
  1. Diante desse fato, a empresa poderia colocar uma aeronave melhor p o trecho : Belém Altamira. Fiz o trecho ontem à tarde, meu Deus, que sofrimento. E quem tem alguma dificuldade de locomoção, esse que sofre mesmo.

  2. Josifran, você fez o voo de atr? Se precisar de ajuda para descer só fala com o pessoal de solo da azul que é muito prestativo.
    Tem até cadeira de rodas fornecida pela empresa se você precisar para te levar do embarque ao avião e vice versa.

  3. Seria engraçado, ir ao Rio de Janeiro, em 15 minutos…..almoçar ou jantar, tomar uma bala perdida e voltar a SP…..kkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.

Previous Post
Os pilotos treinam todo tipo de situações em avançados simuladores de voo (Boeing)

Pilotagem defensiva

Next Post
Se a chuva for forte, por segurança a decolagem da aeronave pode ser adiada ou até cancelada (Thiago Vinholes)

Como o mau tempo pode fechar um aeroporto?

Related Posts