Korean Air deve encerrar operação no Brasil após Olimpíadas

Segundo site sul-coreano, rota entre São Paulo e Seul dá prejuízo anual de mais de R$ 72 milhões
Airbus A330-200 da Korean Air (foto: Mehdi Nazarinia)
Airbus A330-200 da Korean Air (foto: Mehdi Nazarinia)
Airbus A330-200 da Korean Air (foto: Mehdi Nazarinia)
Airbus A330-200 da Korean Air (foto: Mehdi Nazarinia)

A crise no Brasil fará mais uma companhia aérea internacional encerrar operações no país. Desta vez é a Korean Air, empresa que liga São Paulo a Seul com três frequências semanais, e que teria decidido parar de voar a rota em setembro, logo após o final das Olimpíadas do Rio.

O voo, que faz escala em Los Angeles, era operado com um Boeing 777-300ER, mas acabou tendo a oferta de assentos reduzida com a troca por um Airbus A330-200 tempos atrás. Mesmo assim, o prejuízo seguiu. Segundo nota publicada num site sul-coreano, outras rotas estão sendo equacionadas para aumentar a competitividade da empresa.

Brasil e Coreia do Sul tem uma ligação econômica crescente nos últimos anos graças a atuação de diversas empresas aqui, mas nem isso parece justificar a demanda. Uma das possíveis razões é que a ligação da Korean Air com a Ásia tenha perdido competitividade para a rota via Oriente Médio – companhias como Emirates, Etihad e Qatar são agressivas e se beneficiam da dispensa de visto de entrada na escala em seus hubs, um problema que persiste com a Korean devido à parada nos Estados Unidos.

Outra possível causa do esvaziamento pode ter sido a concorrência da American Airlines na rota para Los Angeles, retirando parte dos passageiros que buscavam a companhia coreana para ir sem escalas para a costa oeste americana. Curiosamente, a American é citada como solução paliativa para os passageiros da Korean a partir de setembro.

Além da Korean, a vizinha JAL abandonou seus voos para o Brasil em consequência de escala pouco competitiva (além de outras dificuldades).

Veja também: Rio terá visita do A380 nas Olimpíadas

 

4 comments
  1. poxa, uma pena… ela deveria fazer igual a Singapure e oferecer rota via Europa ou quem sabe, África… mas não! prefere deixar o país… que coisa

  2. Um pax viajando de GRU pra ICN, via LAX, precisa ter visto Americano apenas por causa da escala em Los Angeles?

  3. Leonardo maia, se for para coreia via LAX precisa sim.

    Um dos problemas, era o custo da manutenção das aeronaves em são paulo. E a outra bem grave é que muitos que utilizavam a rota são paulo – incheon(kr), é por causa da escala necessária em LAX. Voos GRU-LAX não costumam ser muito cheios, mas los angeles-coreia sim.

  4. Leonardo Maia, infelizmente sim. Depois do 11/9 tornou-se obrigatório o visto para todos os passageiros em trânsito nos EUA. Eu mesmo tive de tirar o visto quando fiz o vôo NRT/GRU, tanto via LAX como JFK. E olha que esse visto não é barato (paguei +- US$ 180,00 com validade de 5 anos). Abraço.

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