Envolta em uma guerra civil que perdura desde a morte do ditador Muammar Gaddafi em 2011, a Líbia tem uma frota de aviões comerciais pequena e dispersa em várias companhias aéreas.
Uma delas é a Berniq Airways, que foi fundada em 2018 e é baseada em Bengazi, a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Trípoli.
A Berniq voa desde 2021 com uma frota de seis Airbus A320ceo com 12 a 14 anos de iade. Sua rede de rota compreende alguns voos domésticos, mas sobretudo destinos internacionais na região como Tunis, Cairo, Istambul e Dubai.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A despeito do ambiente de insegurança vivido no país, a Berniq pretende expandir e modernizar sua frota de aeronaves e anunciou em 16 de maio um acordo com a Airbus para seis jatos da família A320neo.
O negócio ainda não foi confirmado pela Airbus, mas a companhia aérea líbia divulgou imagens em suas redes sociais que mostram o momento da assinatura do acordo e também a visita de representantes da Berniq às instalações da fabricante em Toulouse, na França
A encomenda inclui também aeronaves A321neo, mas a Berniq não especificou a quantidade de cada variante. Caso o acordo seja confirmado, serão as aeronaves mais modernas a voar com matrículas da Líbia.
As diversas empresas aéreas do país utilizam hoje aviões bastante antigos como o BAe 146/Avro RJ100, Embraer ERJ 145, Bombardier CRJ900 e Airbus A330.
Há até um Boeing 737-300 com quase 33 anos e que pertenceu à falida Varig, onde voou com a matrícula PP-VOS.