Quem viaja de avião não está mais interessado na experiência de voar, até porque não há mais o que fazer nas aeronaves atuais além de ver filmes em pequenas telas e comer comida de micro-ondas. Paga-se somente pela viagem, de preferência da forma mais rápida e a maioria viaja em apertados assentos de classe economica. Mas antigamente era outra história.
Até o final da década 1970 viajar de avião era algo extremamente caro. Poucas pessoas tinham acesso a essas passagens, por isso as companhias podiam se dar ao luxo de ter cabines com menos assentos, abrindo amplos espaços em aeronaves de voos internacionais. A classe econômica dessa época era equivalente a de uma executiva dos tempos atuais, mas com muito mais estilo e luxo.
Em imagens recuperadas pelo site Key.Aero é possível relembrar como era o glamour a bordo desses aviões, especialmente na primeira classe do Boeing 747. Maior avião dos anos 1970, o Jumbo desse tempo operado por companhias aéreas dos Estados Unidos reservava um enorme espaço da cabine para a primeira classe, que continha salas de estar com bar e até ambientes com música ao vivo, algo impensável para os padrões atuais.
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A comida servida aos passageiros da primeira classe era preparada com primor por cozinheiros e servida em grande estilo em bandejas com pratos de porcelana e talheres de metal. Durante os voos eram oferecidos seguidos cocktails e a todo momento uma rolha de champagne voava pela cabine em meio a música, risadas e fumaça. As companhias ainda permitiam fumar a bordo: nas fotos os viajantes aparecem fumando cigarros, charutos e até cachimbos.
Os interiores dos aviões tinham estilo glamouroso, especialmente nos anos 1970 com as tendências hippies coloridas, e o luxo reinava na cabines com assentos de tecido fino e acabamentos de madeira e alumínio. O serviço de bordo ainda era feito por belas aeromoças vestidas com uniformes assinados por grandes estilistas da época.
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A galeria de imagens contém ainda fotos das décadas de 1930 e 1950, quando a aviação comercial iniciou a operação em grandes aeronaves. Na década de 1930 a antiga companhia aérea britânica Imperial Linder criou a “Heracless Class”, um dos primeiros exemplos de primeira classe registrados. Os passageiros viajavam em assentos com estrutura de madeira com direito a uma ampla vista aérea, já que as aeronaves desse tempo podiam ter janelas maiores. Esse luxo era oferecido no rudimentar biplano Handley Page H.P.42.
Não entendi porque na foto das comissárias da PSA trocaram o nome PSA no leme do avião por Irazu Air.
Post excelente!
Na minha opinião, essa é uma prática que tende a voltar… Apesar do enorme medo que temos com as poltronas cada vez menos espaçosas (até voar em pé já saiu como notícia!) e de eu achar que isso pode chegar a acontecer, as pessoas estão cada vez socializando menos, o que torna a socialização uma tendência pro futuro. Além disso, as pessoas que buscam luxo logo não vão mais se contentar com as primeiras classes não… Talvez essa época de ouro (e que época que eu gostaria de ter aproveitado!) volte mesmo…