À espera do primeiro Embraer E2, Mexicana de Aviación tem frota de aviões reduzida

Companhia aérea estatal do México não renovou contrato de leasing com empresa regional e teve que cancelar voos. Primeiro jato novo de 20 encomendados deve chegar em maio
Um dos quatro ERJ 145 que foram arrendados pela Mexicana
Um dos quatro ERJ 145 que foram arrendados pela Mexicana (Redes sociais)

A Mexicana de Aviación completou um ano de operações no final de dezembro, com mais de 380 mil passageiros transportados, o que seria um motivo de celebração não fossem algumas dificuldades que surgiram.

A empresa aérea estatal resgatada da falência pelo governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador tem acumulado dívidas além de reduzir sua malha de voos recentemente.

Em 6 de janeiro, a Mexicana anunciou a suspensão de voos para oito destinos no país, entre eles Acapulco, Campeche, Guadalajara, Ixtapa, Nuevo Laredo, Puerto Vallarta.

A Mexicana de Aviación opera três Boeing 737 repassados pela força aérea do país (Mexicana)

A razão foi o fim do contrato de arrendamento de quatro jatos regionais Embraer ERJ 145 da companhia aérea regional TAR, que reforçavam sua operação.

20 jatos Embraer encomendados

Com apenas três Boeing 737-800 repassados pela Força Aérea Mexicana, a companhia teve de focar em algumas rotas enquanto a espera a chegada dos 20 jatos E2, encomendados junto à Embraer.

A primeira das modernas aeronaves tem previsão de ser entregue em maio e outras quatro deverão ser recebidas em 2025.

Os primeiros E2 serão entregues à Mexicana no segundo trimestre de 2025 (Embraer)

À imprensa local, a sucessora de Obrado, Claudia Sheinbaum, negou que haja uma crise financeira na Mexicana, cujos diretores estariam desenhando um novo plano de negócios para os próximos anos.

A Mexicana foi relançada em agosto de 2023 após o governo arrematar o espólio da companhia aérea que faliu em 2010. O plano da administração de esquerda é oferecer voos mais baratos que as transportadoras privadas.

Após encontrar dificuldades para alugar jatos Boeing 737, a Mexicana fechou um acordo para 10 E190-E2 e 10 E195-E2 com a Embraer em junho de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
ATR 72-600 da Abelo

Arrendadora converte pedido do extinto turboélice ATR 42 STOL

Related Posts