Na primeira parte da matéria sobre o 727 no Brasil, abordamos sua operação nas quatro principais empresas aéreas da época: Cruzeiro do Sul, Transbrasil, VARIG e VASP. Era o principal avião das empresas aéreas na década de 1970 e até meados dos anos de 1980. A chegada dos 737-300 acelerou sua aposentadoria entre as grandes da época.
Na década de 1990, o 727 ganharia outro impulso: como aeronave para empresas de carga e de voos charter. A desregulamentação ocorrida a partir do governo Fernando Collor tornou propício o surgimento dessas empresas aéreas. Assim como na primeira parte, organizaremos as operadoras por ordem cronológica.
TNT-SAVA (1989-1992)
A TNT-SAVA começou suas operações em 1989 com o 727-100F N7288 ex-PT-TYH na Transbrasil e que ser tornaria posteriormente o PT-SAV. Em novembro de 1990 chegou o PT-SAW e que foi colocado na rota entre Guarulhos e Manaus via litoral. As diferenças entre a TNT e a SAVA fizeram a empresa encerrar as operações em 1992.
Itapemirim Cargo (1989-1999)
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), ou conhecida como Itapemirim Cargo, foi a maior empresa independente cargueira da América Latina em meados da década de 1990.
As duas primeiras aeronaves foram o PP-ITA e PP-ITM, ex-PP-CJL e PP-VLW na Cruzeiro do Sul e VARIG, respectivamente. A frota foi aumentada com a chegada do PT-ITM (1991), PT-ITP (1993) e dos dois únicos 727-200F da empresa: PP-ITR e PP-ITV em 1995.
Os seis 727 ficavam baseados em Viracopos e operavam em conjunto com os caminhões e ônibus da vasta malha rodoviária que o Grupo Itapemirim tinha na época.
Por decisão da diretoria, a frota de 727 cargueiros foi vendida ao longo de 1999, com isso encerrando as operações da Itapemirim Cargo.
DIGEX (1991-1995)
Unidade do Grupo DiGregório, a DIGEX começou suas operações em 19 de maio de 1991 com o 727-100F N750UA, que posteriormente viraria PT-MDG e PT-TDG. O avião possuía alto grau de operação, sempre com um mecânico à bordo e peças sobressalentes em caso de emergência.
A empresa tinha planos de trazer mais três unidades, inclusive uma da versão -200F. Com a chegada do DC-8-62F, a empresa devolveu o 727-100F em abril de 1995, permanecendo em Opa-Locka, Miami, até ser desmontado em 1998.
Air Vias Brasil (1993-1995)
Considerada a primeira empresa charter – no sentido moderno – do Brasil, a Air Vias Brasil começou as operações em dezembro de 1993, usando para fretamentos no Nordeste e Caribe. O primeiro 727-200 da empresa foi o PP-AIV, posteriormente recebeu o PP-AIW e o N502AV, que seria matriculado como PP-AIU e não foi.
Em agosto de 1995 a Air Vias Brasil fechou um acordo com a TABA para a operação conjunta dos 727-200. Pelo acordo, as aeronaves seriam operadas de segunda à sexta pela TABA em voos regulares, e nos finais de semana realizariam voos de fretamento para a Air Vias. A medida era criativa, diga-se de passagem, mas representava o abraço dos afogados, uma vez que as empresas estavam enfrentando crises financeiras.
Além disso a Pantanal Linhas Aéreas acusou a empresa de vender passagens entre São Paulo e Campo Grande, prática então proibida para as empresas de charter.
Com vários reveses, a empresa foi definhando até fechar em novembro de 1995. O PP-AIV foi devolvido e o PP-AIW foi para o Lloyd Aéreo Boliviano como CP-2294 e posteriormente veio para a VASPEX com a matrícula PP-SFQ. O N502AV foi devolvido ainda no começo de 1995 e retornaria ao Brasil com a Tropical Airlines.
Tropical Airlines (1995)
A Tropical Airlines – TCA, era de propriedade do governador do Acre, Orleir Camelli, conhecido por possuir vários CPFs. O 727-200 N580CR, ex-N502AV com a Air Vias Brasil, foi apreendido pela Receita Federal em Guarulhos em 06 de agosto de 1995 por contrabando de eletrônicos.
O avião, que receberia a matrícula PP-TLN, era de propriedade da americana International Air Lease, da Flórida, e a empresa entrou com o pedido de retomada da aeronave. A negação do governo brasileiro em devolver a aeronave resultou em um incidente diplomático entre os dois países, com o embaixador estadunidense Melvin Levitsky intervindo diretamente com o Itamaraty para a resolução do impasse. Após a resolução do imbróglio, a aeronave decolou para os EUA em 03 de novembro de 1997.
TABA (1995)
A regional TABA – Transportes Aéreos da Bacia Amazônica, operou brevemente com dois 727-200 da Air Vias Brasil: PP-AIV e PP-AIW, em um esquema que ela usava a aeronave nos dias úteis e a charteira nos finais de semana. A rota era Belo Horizonte (Pampulha)-Brasília-Carajás-Belém-Santarém e era uma forma de manter o serviço após a devolução dos dois Fokker 100. Naquele momento, a empresa já estava em situação de quase insolvência e a dupla de Boeings foi devolvida no final de 1995.
Fly (1995-2005)
Mais conhecida das empresas charter no Brasil, a Fly começou suas operações em 10 de julho 1995 com o 727-200 PP-LBF e seguia o mesmo roteiro das congêneres da época: voos fretados para a Nordeste, Caribe e Argentina, além de fretamentos específicos.
Um destes fretamentos quase virou tragédia, quando o 727-200 PP-LBY não conseguiu decolar de Quito, Equador, em 1º de junho de 1996, e acabou colidindo com o cercamento do aeroporto. A bordo estava o time do Corinthians que tinha ido realizar uma partida pela Libertadores das Américas.
A Fly era inovadora nos voos charters, oferecendo um bate-volta para Buenos Aires para que os brasileiros fizessem compras e city-tours de um dia na capital portenha, ou a realização de desfiles de praia a bordo de suas aeronaves. A Fly operou com seis 727-200: PP-BLR, PP-BLS, PP-JUB, LBF, LBO e LBY, sendo três simultaneamente.
A Fly conseguiu um relativo sucesso entre os passageiros, trazendo mais 727-200 e ampliando a malha. Mas a ascensão da Gol no mercado de tarifas baixas roubou os passageiros e a empresa foi definhando gradativamente até ficar apenas com o PP-BLR e encerrar as operações regulares em 08 de maio de 2003. Após a paralisação, a Fly tentou retomar as operações, com voos charters, mas encerrou definitivamente suas operações em 2005.
VASPEX (1996-2005)
A história do 727 na VASP seria retomada em 1996, quando a empresa já estava sob propriedade privada. O novo dono investiu pesado no mercado de cargas e nos contratos com os Correios e trouxe a partir de 1996 05 727-200F para a unidade VASPEX.
Os 727-200F operaram na empresa até o início de 2005, quando o DAC determinou a suspensão dos voos da empresa por uma série de violações em segurança e também por índices baixos de regularidade. A unidade cargueira da VASP foi no embalo da divisão de passageiros e encerrou suas atividades, apesar de possuir um nome já consolidado no mercado de cargas expressas.
VICA (1997)
A VICA era uma pequena empresa charter que operava um Fokker 27 em voos de fretamento. Querendo aproveitar do boom dos voos charters para o Nordeste e Caribe, a empresa anunciou a vinda de um 727-200, PR-ARR, para as operações. A aeronave de matrícula N15DF chegou a ser vista com as pinturas da VICA no aeroporto de Opa-Locka, em Miami, mas nunca veio ao Brasil e a empresa encerrou as operações em 1998.
Viabrasil (1998-2002)
Anunciando como uma empresa genuinamente nordestina, a ViaBrasil começou suas operações no final de 1998 com o 727-200 PT-MLM para Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Porto Seguro em dias alternados a partir de Guarulhos. A empresa só teve esta aeronave e suas operações foram paralisadas em 2002, quando o DAC constatou a violação de padrões de manutenção da empresa, principalmente o uso do trem de pouso de um 727-100 da Transbrasil no modelo 727-200.
Transair International (1999)
A empresa de voos charter chegou anunciar a vinda do Boeing 727-200 para empresa, como forma de oferecer fretamentos domésticos, em oposição ao serviço que operava com o DC-10-15. Uma aeronave chegou a ser designada, N294AS, que viraria PP-OPR, mas os planos não foram para frente.
VARIG Log (2000-2012)
A VARIG Log nasceu como um projeto ambicioso de integrar os diferentes modais e oferecer um produto competitivo de cargas expressas, concorrendo o SEDEX dos Correios e o VASPEX da VASP.
Além de receber os 727-100F da VARIG Cargo, a VARIG Log trouxe os primeiros 727-200F do Grupo VARIG: PP-VQU e PP-VQV – ambos ex-VASPEX.
Mais 727-200F foram recebidos, PR-LGB e PR-LGB, que começaram a carreira como PP-SNE e PP-CNF, respectivamente, na VASP. No total chegou a operar 8 727 simultaneamente. Em 18 de março de 2002 o PP-VLV fez pouso forçado em Belo horizonte Confins e foi desativado após ser detectado que os custos para recuperar não eram viáveis.
Os 727 na VARIG Log perduraram até 2012, quando a empresa decretou falência.
Total Linhas Aéreas (2000-2024)
A Total começou suas operações regionais no início da década de 1980 e teve um bom desempenho no setor e paralelamente investiu no mercado de cargas, cujo ponto de inflexão ocorreu em 2000, quando recebeu os dois primeiros 727-200F. As aeronaves passaram a operar os voos da RPN.
Durante sua operação, a Total teve 06 unidades do 727-200F: PT-MTQ, PT-MTT, PR-TTB, PR-TTO, PR-TTP e PR-TTW. No final, a empresa só operou com três 727-200 em operação simultânea: PR-TTO, PR-TTP e PR-TTW, sendo que o -TTP permaneceu em Porto Alegre e não foi retirado a tempo antes das inundações que assolaram o estado em maio de 2024.
Com o recebimento dos 737-400F, os custos maiores de operação e a perda do -TTP em Porto Alegre, a empresa anunciou a desativação do modelo no país, encerrando 54 anos de operações em empresas brasileiras.
ATA Brasil (2003-2005)
Fundada em Recife, a ATA Brasil operou com um 727-200F, PR-GMA, entre 2003 e 2005, com as cores semelhantes à da inglesa FlyJet. A empresa pintou uma segunda aeronave, PR-GMB, mas não saiu da Inglaterra. A única aeronave da empresa foi encostada no Aeroporto Santa Genoveva, Goiânia, no segundo semestre de 2005.
TAF (2005-2010)
A TAF surgiu em 1957 como Táxi Aéreo Fortaleza e tornou companhia regional em meados da década de 1990, operando com C208 e EMB-110 em voos no interior do Ceará, fretamentos e cargas da RPN.
A partir dos anos 2000, a empresa expandiu suas operações por meio dos Boeing 737-200, operando serviços tanto de passageiros quanto de cargas. Em 2005 recebe seu primeiro 727-200F e atingiu uma frota de 05 unidades do modelo: PR-MTD, PR-MTL, PR-MTJ, PR-MTK e PT-MTC.
Em 2010, a ANAC suspendeu as operações da empresa e, em 2013, cassou definitivamente as operações da empresa, com seus 727-200F espalhados em diversos aeroportos.
Air Brasil (2006-2012)
A Air Brasil Cargo começou as operações em 2007 com o 727-200F PR-AIB, recebido em novembro do ano anterior. A empresa trouxe um segundo 727-200, PT-MTJ ex-TAF, mas a empresa tinha violações de operação das aeronaves, voando acima do permitido pela legislação. Em março de 2012, a ANAC cassou a licença de operação da empresa e os 2 727-200F ficaram desde então abandonados no Aeroporto de São Luiz.
Platinum Air (2007)
A empresa era subsidiária da estadunidense Platinum Commercial Air Cargo e pretendia operar voos charters no país, trazendo o 727-200 PR-PLH com a fictícia inscrição Boeing 727-200ER.
Prestes a realizar o primeiro voo charter, a ANAC interditou a empresa por falsificação no número de construção da aeronave e outras irregularidades. A Platinum tinha planos de trazer mais 727-200, entre os quais os de número de construção 19.921, 21.984 (PR-PLQ) e 21.971. O PR-PLQ chegou a ter a pintura da empresa, mas nunca saiu do aeroporto de Miami Opa-Locka.
SP Cargo Air (2008-2010)
A cargueira era pretendia começar as operações com o Boeing 727-200F N157KH da Kitty Hawk Cargo, que seria o PR-SPC. Esta aeronave posteriormente foi para a RIO Linhas Aéreas como PR-IOA. Dois 727-200F foram escolhidos para ser o PR-SPC: N909PG e o N740DH, mas ambos não vieram e a empresa nunca realizou voo comercial.
Rio (2009-2017)
A Rio era uma empresa baseada em Curitiba e começou suas operações em julho de 2009 com o 727-200F PR-RLJ entre Curitiba e Fortaleza, com escalas em Guarulhos, Salvador e Recife.
A Rio chegou a operar sete 727-200F: PR-IOA, PR-IOB, PR-IOC, PR-IOD, PR-IOF, PR-IOG e PR-RLJ, além do PR-IOZ que foi adquirido para ser fornecedor de peças para o restante da frota. Além dos 727-200F, a empresa chegou a operar com os 767-200F e 737-400F, mas a frota começou a encolher a partir do momento que descobriram fraudes na relação da empresa com os contratos da Rede Postal Noturna dos Correios. Em 2017, a empresa encerrou as operações.
Sideral (2017-2019)
A Sideral foi fundada em 2010 e atualmente opera voos cargueiros, contratados pela RPN e charter com uma frota de 737-300/-400/-500/-800. Em 2017 ela arrendou da Rio um Boeing 737-400 e dois 727-200F, PR-IOB e PR-IOC operou com os 727-200F PR-IOB/IOC arrendados da RIO Linhas Aéreas entre 2017 e 2019. Os 727 tinham a pintura básica da Rio, com o nome Sidera aplicado junto à porta de carga.
Asas (2021)
A empresa recebeu em 2021 sua primeira aeronave, 727-200F PR-IOC, ex-Rio e Sideral. Chegou a receber pintura das Lojas Americanas, mas não realizou voos. Seu presidente, Orlando Menezes, anunciou que a empresa teria 03 727-200F operando até o final de 2021, o que não acabou ocorrendo.
Balanço final
No final foram operados 92 Boeing 727 no Brasil, sendo 48 do modelo 727-100 e 44 do 727-200. Foram aeronaves importantes no Brasil em três momentos: a primeira, na década de 1970, por ser a aeronave que consolidou, junto com o 737-200, as operações de jato no mercado doméstico; a segunda foi no mercado charter, com a maioria das empresas do setor operando com esta aeronave; por último o mercado cargueiro, sendo a principal aeronave do segmento para voos domésticos da década de 1980 até 2020.
Além das empresas aéreas locais, as seguintes operadoras estrangeiras operavam com o 727 regularmente no país: Aerolíneas Argentinas, Lloyd Aéreo Boliviano, Pluna, AeroPerú, LADECO, Aerosúr, LanChile, Ecuatoriana de Aviación e operações pontuais da Avianca, quando havia indisponibilidade dos 707.
RELAÇÃO DOS BOEING 727 OPERADOS POR EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS | |||||||
OPERADORA | PREFIXO | MSN | MODELO | 1º VOO | CHEGADA | SAÍDA | OBSERVAÇÕES |
AeroBrasil | PT-TCA | 19.136 | 727-21C | 29.08.1966 | 00.12.1980 | 00.12.1981 | Retornaria à TransBrasil como PT-TCG |
AeroBrasil | PT-TYK | 19.499 | 727-27 | 29.07.1967 | 00.10.1984 | 00.06.1985 | |
Air Brasil | PR-AIB | 21.363 | 727-227 | 11.04.1977 | 00.11.2006 | 16.03.2012 | |
Air Brasil | PR-MTJ | 21.952 | 727-2M7 | 03.12.1980 | 00.09.2011 | 19.03.2012 | |
Air Vias Brasil | N502AV | 20.580 | 727-247 | 06.06.1972 | 17.01.1995 | 01.04.1995 | Seria PP-AIU |
Air Vias Brasil | PP-AIV | 20.874 | 727-247 | 16.07.1974 | 30.12.1993 | 02.12.1995 | |
Air Vias Brasil | PP-AIW | 22.079 | 727-2J7 | 21.02.1980 | 02.09.1994 | 00.11.1995 | |
Asas | PR-IOC | 22.984 | 727-264 | 19.11.1982 | 08.06.2020 | Empresa não lançou voos comerciais | |
ATA Brasil | PR-GMA | 20.659 | 727-224 | 03.10.1973 | 04.10.2003 | 00.05.2005 | |
ATA Brasil | PR-GMB | 21.245 | 727-227 | 27.04.1976 | NTU | ||
Cruzeiro do Sul | PP-CJE | 20.418 | 727-C3 | 20.10.1970 | 29.01.1971 | 08.07.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJF | 20.419 | 727-C3 | 27.10.1970 | 29.01.1971 | 00.10.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJG | 20.420 | 727-C3 | 02.11.1970 | 29.01.1971 | 16.07.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJH | 19.305 | 727-193 | 28.07.1966 | 06.11.1972 | 19.08.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJI | 19.242 | 727-11 | 20.04.1966 | 28.05.1973 | 16.08.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJJ | 19.400 | 727-29 | 16.04.1967 | 09.05.1974 | 01.09.1983 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJK | 18.969 | 727-25 | 20.01.1966 | 20.06.1974 | 00.10.1992 | |
Cruzeiro do Sul | PP-CJL | 18.968 | 727-25 | 18.01.1966 | 11.07.1974 | 06.08.1990 | |
Cruzeiro do Sul | PP-VQV | 19.009 | 727-30 | 20.02.1967 | 05.01.1980 | 00.03.1980 | |
Cruzeiro do Sul | N5472 | 19.525 | 727-24C | 20.07.1967 | NTU | ||
Cruzeiro do Sul | N5473 | 19.526 | 727-24C | 25.07.1967 | NTU | ||
Cruzeiro do Sul | PP-CJH | 20.421 | 727-C3 | 19.03.1971 | NTU | ||
DIGEX | PT-MDG | 19.319 | 727-44C | 24.07.1967 | 19.05.1991 | 11.04.1995 | Rematriculado PT-TDG |
Fly | N610AG | 21.068 | 727-2B6 | 05.02.1975 | NTU | ||
Fly | PP-AIV | 20.874 | 727-247 | 16.07.1974 | NTU | ||
Fly | PP-BLR | 21.661 | 727-243 | 25.09.1978 | 03.03.2001 | 00.08.2005 | |
Fly | PP-BLS | 20.655 | 727-224 | 30.03.1973 | 01.01.2000 | 00.09.2002 | |
Fly | PP-JUB | 21.242 | 727-227 | 31.03.1976 | 15.12.2000 | 00.10.2002 | |
Fly | PP-LBF | 20.705 | 727-2B6 | 07.05.1973 | 01.07.1995 | 00.07.2000 | |
Fly | PP-LBO | 22.377 | 727-2B6 | 11.06.1980 | 26.03.1997 | 27.12.1999 | |
Fly | PP-LBO | 21.298 | 727-2B6 | 04.02.1977 | NTU | ||
Fly | PP-LBY | 21.297 | 727-2B6 | 24.11.1976 | 09.04.1996 | 01.06.1996 | |
Itapemirim | PP-ITA | 18.968 | 727-25 | 18.01.1966 | 06.08.1990 | 29.10.1999 | |
Itapemirim | PP-ITL | 20.078 | 727-46 | 22.01.1969 | 06.10.1993 | 06.04.1999 | |
Itapemirim | PP-ITM | 19.507 | 727-173 | 25.08.1967 | 17.09.1991 | 26.03.1999 | |
Itapemirim | PP-ITP | 19.313 | 727-30 | 11.05.1967 | 01.09.1993 | 28.09.1999 | |
Itapemirim | PP-ITR | 22.549 | 727-225 | 09.04.1981 | 04.06.1995 | 29.10.1999 | |
Itapemirim | PP-ITV | 22.476 | 727-259 | 06.05.1981 | 31.03.1995 | 29.10.1999 | |
Platinum Air | PR-PLH | 22.434 | 727-225 | 17.10.1980 | 09.07.2006 | 04.14.2007 | |
Platinum Air | PR-PLQ | 21.984 | 727-231 | 17.01.1980 | NTU | ||
Platinum Air | N1279E | 21.971 | 727-2Q6 | 12.10.1979 | NTU | ||
Platinum Air | N7639U | 19.912 | 727-222 | 18.12.1968 | NTU | ||
Rio | PR-IOA | 21.512 | 727-214 | 04.05.1978 | 16.12.2008 | 00.03.2013 | |
Rio | PR-IOB | 22.983 | 727-264 | 18.11.1982 | 02.07.2010 | 00.00.2016 | |
Rio | PR-IOC | 22.984 | 727-264 | 19.11.1982 | 19.05.2010 | 00.00.2016 | |
Rio | PR-IOD | 23.014 | 727-264 | 26.01.1983 | 21.05.2010 | 00.00.2017 | |
Rio | PR-IOF | 21.692 | 727-214 | 07.05.1979 | 24.06.2011 | 00.00.2017 | |
Rio | PR-IOG | 21.691 | 727-214 | 04.05.1979 | 07.01.2011 | 00.00.2016 | |
Rio | PR-RLJ | 21.513 | 727-214 | 07.07.1978 | 15.12.2008 | 00.03.2013 | |
Rio | PR-IOZ | 20.664 | 727-224 | 16.10.1974 | 10.07.2010 | B/U | Usado como peças de reposição |
Sideral | PR-IOB | 22.983 | 727-264 | 18.11.1982 | 00.01.2017 | 00.00.2019 | |
Sideral | PR-IOC | 22.984 | 727-264 | 19.11.1982 | 00.01.2017 | 00.00.2019 | |
SP Cargo Air | N750US | 21.512 | 727-214 | 04.05.1978 | NTU | Seria PR-SPC | |
SP Cargo Air | N909PG | 21.852 | 727-2K5 | 19.11.1979 | NTU | Seria PR-SPC | |
SP Cargo Air | N740DH | 21.930 | 727-2Q9 | 11.07.1979 | NTU | Seria PR-SPC | |
TABA | PP-AIV | 20.874 | 727-247 | 16.07.1974 | 00.08.1995 | 02.12.1995 | |
TABA | PP-AIW | 22.079 | 727-2J7 | 21.02.1980 | 00.08.1995 | 00.11.1995 | |
TAF | PR-MTD | 21.248 | 727-227 | 14.10.1976 | 30.08.2006 | 15.06.2015 | |
TAF | PR-MTJ | 21.952 | 727-2M7 | 03.12.1980 | 17.12.2007 | 08.07.2011 | |
TAF | PR-MTK | 20.037 | 727-222 | 07.03.1969 | 07.08.2008 | 01.12.2009 | |
TAF | PR-MTL | 20.879 | 727-2J7 | 22.04.1974 | 29.07.2009 | 15.06.2015 | |
TAF | PT-MTC | 20.409 | 727-228 | 17.11.1970 | 24.03.2005 | 15.06.2015 | |
TNT SAVA | PT-SAV | 19.497 | 727-27QC | 23.06.1967 | 10.07.1989 | 16.10.1992 | |
TNT SAVA | PT-SAW | 19.393 | 727-191 | 14.04.1967 | 07.11.1990 | 16.10.1992 | |
TNT SAVA | N8119N | 18.270 | 727-25 | 25.09.1964 | NTU | ||
Total | PR-TTB | 22.007 | 727-223 | 11.07.1980 | 20.08.2002 | SEM DADOS | |
Total | PR-TTO | 21.200 | 727-2M7 | 27.05.1976 | 20.08.2019 | 20.09.2024 | |
Total | PR-TTP | 21.502 | 727-2M7 | 20.04.1978 | 20.08.2019 | 00.05.2024 | |
Total | PR-TTW | 22.438 | 727-2M7 | 07.11.1980 | 14.03.2019 | 23.09.2024 | |
Total | PT-MTQ | 22.053 | 727-243 | 13.05.1980 | 04.11.2000 | 00.00.2014 | |
Total | PT-MTT | 22.167 | 727-243 | 20.05.1981 | 17.11.2000 | 00.00.2014 | |
Transair International | PP-OPR | 22.146 | 727-290 | 09.05.1980 | NTU | ||
TransBrasil | PT-TCA | 19.136 | 727-21C | 29.08.1966 | 02.10.1974 | 00.12.1980 | |
TransBrasil | PT-TCB | 19.137 | 727-21C | 09.09.1966 | 02.10.1974 | 19.03.1982 | |
TransBrasil | PT-TCC | 18.844 | 727-77 | 06.08.1965 | 30.09.1979 | 14.12.1989 | |
TransBrasil | PT-TCD | 18.744 | 727-77 | 18.10.1964 | 30.09.1979 | 17.05.1989 | |
TransBrasil | PT-TCE | 18.743 | 727-77 | 21.09.1964 | 20.12.1981 | 16.05.1989 | |
TransBrasil | PT-TCF | 18.742 | 727-76 | 01.10.1964 | 28.01.1982 | 26.08.1988 | |
TransBrasil | PT-TCG | 19.136 | 727-21C | 29.08.1966 | 00.12.1981 | 23.07.1982 | |
TransBrasil | PT-TCH | 19.088 | 727-22 | 26.01.1967 | 07.12.1982 | 22.10.1987 | |
TransBrasil | PT-TCI | 19.140 | 727-22 | 27.01.1967 | 08.12.1982 | 25.09.1987 | |
TransBrasil | PT-TYH | 19.947 | 727-27QC | 23.06.1967 | 06.06.1980 | 10.07.1989 | |
TransBrasil | PT-TYI | 19.827 | 727-185 | 26.01.1968 | 02.05.1980 | 25.11.1987 | |
TransBrasil | PT-TYJ | 19.393 | 727-191 | 14.04.1967 | 14.03.1980 | 19.05.1989 | |
TransBrasil | PT-TYK | 19.499 | 727-27 | 29.07.1967 | 08.02.1980 | 11.05.1989 | |
TransBrasil | PT-TYL | 19.501 | 727-27 | 19.08.1967 | 10.12.1980 | 14.12.1989 | |
TransBrasil | PT-TYM | 19.500 | 727-27 | 04.08.1967 | 29.09.1978 | 15.04.1984 | |
TransBrasil | PT-TYN | 19.243 | 727-162 | 19.05.1966 | 23.09.1977 | 14.12.1989 | |
TransBrasil | PT-TYO | 19.116 | 727-27QC | 22.10.1966 | 26.04.1977 | 01.04.1985 | |
TransBrasil | PT-TYP | 19.113 | 727-27QC | 26.08.1966 | 22.12.1976 | 23.07.1985 | |
TransBrasil | PT-TYQ | 19.110 | 727-27QC | 15.06.1966 | 27.09.1976 | 18.04.1985 | |
TransBrasil | PT-TYR | 18.794 | 727-78 | 10.12.1964 | 06.08.1976 | 15.04.1984 | |
TransBrasil | PT-TYS | 19.111 | 727-27QC | 21.07.1966 | 28.11.1975 | 12.04.1980 | Acidentado em Florianópolis |
TransBrasil | PT-TYT | 19.112 | 727-27QC | 29.07.1966 | 02.10.1975 | 01.05.1984 | |
TransBrasil | PT-TYU | 19.109 | 727-27QC | 22.05.1966 | 28.08.1975 | 15.04.1984 | |
TransBrasil | PT-TCE | 22.424 | 727-2Q4 | 28.10.1980 | NTU | ||
TransBrasil | PT-TCF | 22.425 | 727-2Q4 | 08.12.1980 | NTU | ||
Tropical | N580CR | 20.580 | 727-247 | 06.06.1972 | 05.08.1995 | 03.11.1997 | Seria PP-TLN |
VARIG | PP-VLD | 20.425 | 727-41 | 14.10.1970 | 23.10.1970 | 00.00.2000 | |
VARIG | PP-VLE | 19.666 | 727-172 | 17.10.1967 | 02.04.1973 | 00.00.2000 | |
VARIG | PP-VLE | 20.426 | 727-41 | 19.03.1971 | NTU | ||
VARIG | PP-VLF | 20.422 | 727-41 | 23.09.1970 | 10.10.1970 | 29.08.1992 | |
VARIG | PP-VLG | 20.423 | 727-41 | 25.09.1970 | 10.10.1970 | 00.00.2000 | |
VARIG | PP-VLH | 20.424 | 727-41 | 05.10.1970 | 16.10.1970 | 30.08.1992 | |
VARIG | PP-VLQ | 19.595 | 727-95 | 14.09.1967 | 30.03.1973 | 25.08.1992 | |
VARIG | PP-VLR | 19.596 | 727-95 | 11.10.1967 | 30.03.1973 | 30.09.1981 | |
VARIG | PP-VLS | 19.508 | 727-173 | 30.08.1967 | 04.01.1974 | 00.00.2000 | |
VARIG | PP-VLT | 19.250 | 727-95 | 01.09.1966 | 19.02.1974 | 02.05.1992 | |
VARIG | PP-VLV | 19.009 | 727-30 | 20.02.1967 | 00.03.1980 | 00.00.2000 | |
VARIG | PP-VLW | 19.507 | 727-173 | 25.08.1967 | 11.03.1980 | 09.10.1991 | |
VARIG | N5474 | 19.527 | 727-24C | 07.09.1967 | NTU | ||
VARIG | N5475 | 19.524 | 727-24C | 23.06.1967 | NTU | ||
VARIG Cargo | PP-VLD | 20.425 | 727-41 | 14.10.1970 | 12.08.1989 | 25.08.2000 | |
VARIG Cargo | PP-VLE | 19.666 | 727-172 | 17.10.1967 | 02.04.1973 | 25.08.2000 | |
VARIG Cargo | PP-VLG | 20.423 | 727-41 | 25.09.1970 | 00.09.1989 | 25.08.2000 | |
VARIG Cargo | PP-VLS | 19.508 | 727-173 | 30.08.1967 | 04.01.1974 | 25.08.2000 | |
VARIG Cargo | PP-VLV | 19.009 | 727-30 | 20.02.1967 | 00.03.1980 | 25.08.2000 | |
VARIG Log | PP-VLD | 20.425 | 727-41 | 14.10.1970 | 00.00.2000 | 00.11.2006 | |
VARIG Log | PP-VLE | 19.666 | 727-172 | 17.10.1967 | 00.00.2000 | 19.01.2006 | |
VARIG Log | PP-VLG | 20.423 | 727-41 | 25.09.1970 | 00.00.2000 | 19.01.2005 | |
VARIG Log | PP-VLS | 19.508 | 727-173 | 30.08.1967 | 00.00.2000 | 30.12.2006 | |
VARIG Log | PP-VLV | 19.009 | 727-30 | 20.02.1967 | 00.00.2000 | 12.03.2003 | Acidentado em Belo Horizonte/Confins |
VARIG Log | PP-VQU | 22.166 | 727-243 | 02.05.1974 | 16.02.2001 | 01.02.2012 | |
VARIG Log | PP-VQV | 20.880 | 727-2J7 | 27.02.1981 | 29.11.2000 | 01.02.2012 | |
VARIG Log | PR-LGB | 21.341 | 727-2A1 | 17.03.1977 | 20.09.2002 | 22.10.2007 | |
VARIG Log | PR-LGC | 21.342 | 727-2A1 | 29.03.1977 | 10.05.2003 | 30.04.2008 | |
VASP | PP-SMK | 21.348 | 727-212 | 14.09.1977 | 17.06.1980 | 07.03.1982 | |
VASP | PP-SNE | 21.341 | 727-2A1 | 17.03.1977 | 19.04.1977 | 01.06.1984 | |
VASP | PP-SNF | 21.342 | 727-2A1 | 29.03.1977 | 29.04.1977 | 30.05.1984 | |
VASP | PP-SNG | 21.343 | 727-2A1 | 13.02.1978 | NTU | ||
VASP | PP-SNG | 21.345 | 727-2A1 | 07.10.1980 | 16.10.1980 | 28.09.1984 | |
VASP | PP-SNH | 21.344 | 727-2A1 | 22.09.1978 | NTU | ||
VASP | PP-SNH | 21.346 | 727-2A1 | 07.10.1980 | 21.10.1980 | 10.10.1985 | |
VASP | PP-SNI | 21.600 | 727-2A1 | 23.10.1980 | 03.11.1980 | 26.08.1985 | |
VASP | PP-SNJ | 21.601 | 727-2A1 | 25.11.1980 | 12.12.1980 | 17.04.1989 | |
VASP | PP-SRK | 21.347 | 727-212 | 23.07.1977 | 06.06.1980 | 08.06.1980 | Acidentado próximo de Fortaleza |
VASP | PP-SRY | 19.310 | 727-30C | 06.04.1967 | 01.02.1979 | 18.10.1980 | |
VASP | PP-SRZ | 19.311 | 727-30C | 13.04.1967 | 08.02.1979 | 19.02.1981 | |
VASPEX | PP-SFC | 21.071 | 727-264 | 09.06.1975 | 01.10.1996 | 00.01.2005 | |
VASPEX | PP-SFE | 22.166 | 727-243 | 27.02.1981 | 01.12.1996 | 00.04.2000 | |
VASPEX | PP-SFF | 20.880 | 727-2J7 | 02.05.1974 | 12.06.1997 | 00.05.2000 | |
VASPEX | PP-SFG | 22.425 | 727-2Q4 | 08.12.1980 | 08.07.1997 | 00.01.2005 | |
VASPEX | PP-SFQ | 22.079 | 727-2J7 | 21.02.1980 | 01.12.1998 | 00.12.1999 | |
VASPEX | PP-SFI | 22.163 | 727-2B7 | 27.03.1981 | NTU | ||
VASPEX | PP-SFJ | 22.770 | 727-2K3 | 28.06.1982 | NTU | ||
Viabrasil | PT-MLM | 21.229 | 727-2B6 | 02.03.1977 | 21.11.1998 | 07.07.2002 | |
VICA | N15DF | 20.710 | 727-264 | 14.09.1973 | NTU | ||
VICA | N8881Z | 21.578 | 727-225 | 01.11.1978 | NTU | ||
NTU: Not Taken Up | |||||||
Fontes: Enciclopédia 727, Cronologia da Aviação Comercial Brasileira 1897-2017 e Aeromuseu |