A longa viagem ao Japão passando pelos Emirados Árabes – Parte 1

Viajamos na classe executiva da Emirates numa das rotas preferidas dos brasileiros que vão a Tóquio via Dubai. Uma viagem de 48 horas a bordo com todo tipo de entretenimento, várias refeições e muitas curiosidades
Boeing 777-300ER da Emirates, usado na rota São Paulo-Dubai
Boeing 777-300ER da Emirates, usado na rota São Paulo-Dubai
Boeing 777-300ER da Emirates, usado na rota São Paulo-Dubai
Boeing 777-300ER da Emirates, usado na rota São Paulo-Dubai

AIRWAY publica a partir de hoje uma série de quatro reportagens sobre o voo entre o Brasil e o Japão a bordo da companhia aérea Emirates, uma das mais premiadas do mundo. Sergio Quintanilha, nosso colaborador, é redator chefe da revista Motor Show, da Editora Três, e, entre outros projetos, lançou no Brasil a revista Avião Revue, que surgiu originalmente na Alemanha.

Desde que o navio Kasato Maru chegou ao Brasil, em 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses, as viagens até o Japão tornaram-se comuns na vida dos brasileiros. Por via aérea, a primeira ligação entre os dois países aconteceu somente em 1960 e 1961, operado pela Real Aerovias. De 1968 a 2005, a Varig operou um voo diário entre o Brasil e o Japão, fazendo escala em Los Angeles. E a JAL (Japan Air Lines) manteve uma linha direta entre os dois países de 1978 a 2010. Desde aquele ano, uma das opções mais procuradas é a rota que passa por Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O voo é operado pela Emirates Airline. Voando de classe executiva, como foi o meu caso, o passageiro tem direito a algumas mordomias: táxi gratuito de casa até o aeroporto e vice-versa e um dia de estada em Dubai. Pena que o programa de milhagem Skywards não faça parte de nenhuma aliança internacional.

Primeira perna: GRU/DXB – Voo EK262

Chovia em São Paulo no dia da ida. Por isso, a agência responsável pelo carro que me levaria ao aeroporto de Guarulhos marcou de me pegar em casa às 18h30, apesar de o voo só partir à 00h05. Cheguei ao Terminal 3 exatamente às 20h00. Pelo site, eu já havia reservado o assento 7K (janela). Ganhei acesso à sala VIP “GRU Airport” (a mais simples das três que funcionam no T3) e, enquanto esperava o embarque, pude tomar uma boa sopa de alho poró com batata e um honesto vinho tinto chileno Gato Negro Carménère.

O Boeing 777-300 que me levaria a Dubai tinha a matrícula A6-ECJ. O “Charlie Juliette” tem dois motores GE90-115B, como os demais 777 dessa viagem. Ele voou pela primeira vez em 06/08/2008 e foi incorporado à frota por meio de leasing junto ao Noor Islamic Bank. Configurado para 364 passageiros, o 777 ECJ tinha poucos porta-objetos para uma classe executiva com a fama da Emirates, mas um ótimo lugar para guardar livro na lateral do assento. O acabamento é luxuoso em bege e marrom. À frente, uma tela enorme anunciava o filme Jurassic World e dava algumas informações úteis, como o tempo de voo previsto (13h53min), a distância a ser percorrida (7.956 milhas ou 12.228 km), a altitude do aeroporto de Guarulhos (2.449 pés ou 750 metros) e até o clima do momento (nublado com 22oC). Gostei de ver que havia duas câmeras no nariz do avião (uma apontando para frente, outra para baixo).

Um comissário fez o speech em português e as instruções de segurança foram passadas em vídeo. À 00h11, com apenas 6 minutos de atraso, o comandante Serge conduziu o 777 da Emirates por um táxi de 18 minutos e alinhou na cabeceira 27L, com a proa em direção a Jacareí. Fez uma bela corrida de 47 segundos e decolou exatamente à meia-noite e meia, num céu já sem nuvens. Mostrando vigor na subida, o 777 só balançou um pouco a 13.000 pés, na proa de Angra dos Reis. A 20.000 pés, já voava a 872 km/h. Atingiu 30.000 pés de altitude quando havia percorrido 200 das quase 8.000 milhas previstas de voo. Sua velocidade era de 923 km/h. Faltavam 5 minutos para uma da manhã quando coloquei na tela o filme “Charade”, com Cary Grant e Audrey Hepburn. Então os comissários passaram servindo “pratos leves” e pedi “Travessa de Antepastos”, composta por bresaola, bruschetta de tomate e mozzarella, queijo taleggio, legumes grelhados e tapenade de azeitonas. O prato foi servido meia hora depois.

Havia uma turbulência leve a 31.000 pés e, como o filme escolhido não tinha legendas e eu não estava querendo “pensar em inglês” naquela altura da madrugada, troquei por uma atração mais leve: Asterix em “The Mansions of the Gods”. Notei que havia wifi a bordo (US$ 1 dólar no cartão de crédito), mas não usei. Vítima de meu paradigma de uma viagem anterior a Dubai, fiquei esperando o jantar, mas só às 2h10, quando já estava impaciente com a demora, percebi que mudaram o sistema e não haveria jantar no início — e sim um café da manhã no meio da viagem e um almoço antes da chegada.

Esse voo da Emirates sai tarde demais e dá um nó no horário biológico do passageiro. Mesmo assim, dormi. Mas acordei umas duas horas depois, devido ao forte balanço da aeronave. Abri a janela esperando encontrar uma noite cheia de nuvens e relâmpagos, mas o que vi foi um céu claro, com o sol brilhando no horizonte, pois voávamos na direção oposta à rotação da Terra. O 777 voava a 987 km/h no meio do Atlântico entre o Brasil e a África, na altitude de 33.000 pés. A turbulência era provocada pelo vento de cauda de 74 km/h.

Prato de frios servido após a decolagem em Guarulhos
Prato de frios servido após a decolagem em Guarulhos

Decidi dar um passeio até a galley do 777, onde o comissário português Ricardo, 21 anos, preparava um bolo para uma comissária que fazia aniversário. Ela estava dormindo, assim como outros três comissários e uma dupla de pilotos. Lá fora o sol já era forte e voávamos no meridiano de Salvador (porém, muito mais perto da África). Peguei um livro para ler e acabei dormindo de novo. Às 6 da manhã (em horário brasileiro), fui acordado para o café. Ainda abaixo da linha do Equador, naquela parte em que o oceano forma um triângulo com a parte ocidental da África, o 777 voava no rumo nordeste a 888 km/h, na altitude de 33.000 pés, finalmente sem turbulência. Serviram um lindo Omelete de Queijo com galette de milho e batata, cogumelos grelhados, aspargos e relish de tomate. Dubai estava a 7.000 km.

Ao entrar no território africano, logo após cruzar a linha do Equador, o “Charlie Juliette” da Emirates encontrou tempo ruim, céu turbulento, e foi autorizado a subir para 35.000 pés. Antes do almoço, subiu novamente, dessa vez para 37.000 pés, evitando as nuvens cada vez mais altas. O almoço tinha três pratos como opções: Sopa de Mandioca, Rosbife e Salmão Defumado.

Veja também: Impressões de voo entre Lima e Cuzco, no Peru

Faltando 35 minutos para o pouso, com céu claro, iniciou a descida em ângulo bem inclinado e foi assim dos 37.000 até os 10.000 pés, quando estabilizou e fez uma longa curva à esquerda, a 505 km/h. A 7.000 pés, reduziu a velocidade para 440 km/h e fez outra curva para a esquerda. Desceu a 5.000 pés e virou novamente à esquerda, deixando a cidade de Dubai à nossa direita. Depois fez várias manobras à direita, enquanto descia a 3.500 pés e reduzia a velocidade para 346 km/h. Foi para a aproximação final com vento de proa de 18 km/h e baixou o trem de pouso a 2.500 pés de altitude. Dubai é um bom lugar para voar, pois não tem obstáculos naturais (só o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, de 828 metros, que fica longe da rota). O Boeing 777 da Emirates cruzou a cabeceira 30 do aeroporto de Dubai a 285 km/h e fez um pouso suave. Eram 20h29 locais e fazia 32oC. Apenas 4 minutos depois, os motores já estavam desligados.

Aeroporto de Dubai

O transfer de ônibus até o terminal levou mais de 10 minutos. Os funcionários do aeroporto vestem túnicas e usam vistosos relógios de pulso. O voo para Tóquio partiria somente cinco horas e meia depois. Viajando de classe econômica, não deve ser nada fácil essa espera, apesar das comodidades do aeroporto de Dubai. O bilhete de executiva, claro, garante acesso à gigantesca área VIP da Emirates, que ocupa metade do mezanino no segundo andar do terminal. A outra metade é reservada para a “sala” VIP da primeira classe. Tudo em Dubai é gigantesco – e no aeroporto não é diferente. Centenas de poltronas, sofás e mesinhas garantem o conforto dos passageiros. Existe uma área de snacks, lanches e bebidas e um restaurante que funciona 24 horas. Não há limite para comida ou bebida. Além de acesso à internet, a área VIP da classe executiva dispõe de banheiros com chuveiro. No horário de chegada do voo do Brasil o movimento é bem tranquilo. Nos horários de pico, entretanto, próximo dos embarques para Tóquio e São Paulo, é difícil conseguir um chuveiro vago para banho e até para fazer xixi existe fila.

Nuvens sobre a África
Nuvens sobre a África

Acompanhe a segunda parte da viagem entre São Paulo e Tóquio pela Emirates.

Total
0
Shares
5 comments
  1. Bastante técnico vc em relação aos parâmetros de vôo! Como conseguiu as informações de vôo, na tela da cabine, gps ou algum app específico?

  2. Fiz um trecho similar, mas para Xangai, via Dubai, só que em classe econômica… Sem dúvida a percepção foi MUITO diferente…

  3. Oi Sergio. Excelente texto! Só houve uma imprecisão a ser corrigida: os meridianos se referem sempre à longitude, nunca à latitude. Neste caso, o seu avião nunca poderia estar voando há 2 horas no meio do Atlântico entre o Brasil e a África estando no mesmo meridiano de Salvador (ele estaria na mesma latitude, à leste de Salvador). Um abraço!

Comments are closed.

Previous Post
O planador Nemere, do piloto húngaro Lajos Rotter, foi o vencedor da prova, mas não ganhou medalha de ouro (Domínio Público)

Voo a vela já foi esporte olímpico

Next Post
Esse é o primeiro esboço do CityAirbus, um táxi voador autônomo (Airbus)

Airbus começa a projetar carro voador

Related Posts
Total
0
Share