As instalações militares de Gaobeidian, a cerca de 70 km a sudoeste de Pequim, na China, têm sido um palco curioso para aparições de supostas aeronaves avançadas.
O local lembra uma base aérea, com o que parece ser uma pista, porém, algumas edificações e estruturas revelam que não se trata disso. A “pista” tem um hangar em uma das pontas e pedestais em seu eixo, além de outras instalações suspeitas.
Gaobeidian é na verdade um centro de testes de Seção Transversal de Radar (RCS) do governo da China, responsável por avaliar configurações de aeronaves furtivas, ou seja, capazes de não serem detectadas por sistemas de defesa aérea.
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Em fevereiro, uma imagem atualizada de satélite do Google Earth capturou uma asa voadora exposta na extremidade leste da área.
Embora não tenha sido a primeira vez que um modelo assim é visto em Gaobeidian, o veículo mostrou coincidências marcantes com ilustrações do bombardeiro furtivo Xian H-20 da Força Aérea do Exército Libertação Popular da China.
Há várias imagens produzidas no país representando a aeronave de 6ª geração, com diferenças consideráveis, mas a asa voadora de Gaobeidian é muito parecida com uma delas, que apresenta uma configuração com enflechamento duplo e estabilizadores verticais.
A hipótese foi apontada pelo jornalista Andreas Rupprecht, considerado um dos maiores especialistas sobre a tecnologia militar da China.
Como se deduz das atividades do local, a asa voadora não é um avião real. Pode ser um modelo de aeronave não tripulada como vários outros flagrados em Gaobeidian, mas também um H-20 em uma escala menor.
Medições aproximadas apontam que ele tem 18 metros de envergadura e 11 metros de comprimento, cerca de um terço das dimensões prováveis do bombardeiro real.
Descuido proposital
O aparente descuido da China em mostrar seus estudos ao ar livre não se trata de ingenuidade. O governo muita vezes os expõe propositadamente já que sabe que satélites espiões estão sempre registrando atividades em locais sensíveis.
Em ocasiões passadas, imagens flagraram modelos de aeronaves da Força Aérea dos EUA (USAF) como o F-22 Raptor e o F-117A Nighthawk, supostamente usados em engenharia reversa.
Em 2015, um modelo em escala natural do caça furtivo J-20 foi visto também Gaobeidian realizando testes de RCS, um indício de que o local não serve apenas para aeronaves não tripuladas.
A exposição do J-20 ocorreu cerca de quatro anos após seu voo inaugural, o que pode ser um indício que o bombardeiro invisível aos radares pode se encontrar em uma etapa avançada de desenvolvimento.
A China promete revelar o H-20 há algum tempo e acredita-se que isso finalmente ocorrerá em breve. Só então saberemos se a maquete de Gaobeidian é de fato uma “prévia” do aguardado bombardeiro.